TEMA DE CAPA
FEVEREIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
-lhe em prestígio
Fernando Gomes , então presidente da FPF
“ Em nome da Federação Portuguesa de Futebol , e em meu nome pessoal , expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento , aos 87 anos , de Jorge Nuno Pinto da Costa , antigo presidente do FC Porto . O futebol - e o Desporto - português despedese de um dos seus mais relevantes protagonistas . Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto , tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo . Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu , os dois triunfos na Liga Europa , outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia . O seu legado no clube é inestimável , a sua personalidade no panorama desportivo foi inimitável . Destaco também o seu papel na profissionalização do futebol , tendo sido , em 1995 , o terceiro presidente da Liga Portugal . Convivi vários anos com Pinto da Costa , partilhámos muitas alegrias , ambições e conquistas durante um trajeto que nos marcou profundamente e que transformou o FC Porto . À família , aos amigos e ao FC Porto , dirijo as minhas mais sentidas condolências ”.
Manuel Linda , bispo do Porto
“ Era um homem radicalmente religioso . Ao longo da sua vida , foi um praticante convicto . Não por mero automatismo , ou uma espécie de confiança mais ilimitada no divino , mas no sentido radical de quem se sente um membro vivo desta igreja que formamos .”
Pedro Proença , então presidente da Liga Portugal
“ Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou a sua vida ao FC Porto , construindo um palmarés único a nível nacional e internacional . Recordo a amizade , os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu , tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996 ”.
António Tavares , presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto
“ Este é um momento muito triste na vida do FC Porto . Jorge Nuno Pinto da Costa marcou de uma forma inabalável o seu período de presidência , marcou o nosso clube de uma maneira completamente diferente . Aquilo que é uma marca indelével na sua liderança são os títulos , e aos títulos somaram-se atitudes em defesa do FC Porto . Por isso , é natural que hoje todos os sócios e adeptos do FC Porto sintam o desaparecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa como se fosse alguém próximo ou da sua família . Fica um grande respeito pelo seu legado e que as lições que ele nos deixou possam continuar a ser aprendidas por todos aqueles que vestem a camisola do FC Porto , seja como atletas ou espectadores . Como o presidente André Villas- Boas já disse , Jorge Nuno Pinto da Costa é o Presidente dos Presidentes e isso diz tudo .”
69