Dragões #459 Fev 2025 | Page 68

TEMA DE CAPA
FEVEREIRO 2025 REVISTA DRAGÕES

O país fica a dever

Verbalizadas ou por escrito , as manifestações de pesar multiplicaram-se assim que o país e o mundo tomaram conhecimento do desaparecimento de uma personalidade ímpar . Das mais altas patentes do Estado a figuras destacadas do desporto internacional , do Real Madrid ao PSG , as mensagens de condolências chegaram um pouco de todo lado , exceto da segunda circular de Lisboa , onde não se morria de amores pelo presidente que mudou a geografia e a hegemonia do futebol . Temos pena .
Marcelo Rebelo de Sousa , Presidente da República “ O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa , ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube . Fá-lo recordando que , no início dos anos 80 , era , então , jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais . Mais tarde , muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos , uma personalidade , uma determinação e um estilo muito próprio , que suscitava grandes apoios , mas também muitas divergências . Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado , o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança .”
Luís Montenegro , primeiro-ministro de Portugal
“ O FC Porto é conhecido em todo o mundo por ser uma fábrica de campeões , de valores desportivos , quer nos escalões de formação , quer nas equipas seniores , e não tem só bons desempenhos , mas também boas equipas técnicas e bons dirigentes . Isso deve-se a uma cultura que foi implementada ao longo de mais de 100 anos de história e muito alavancada por Jorge Nuno Pinto da Costa . (…) Promoveu a identidade nacional através do desempenho desportivo . É verdade que Pinto da Costa foi um homem que se empenhou em valorizar a cidade do Porto , a região Norte , com um bairrismo assinalável , vincando bem as suas posições . Tinha uma personalidade forte e não era indiferente a ninguém . (…) Acreditava na cidade do Porto , no FC Porto , no Norte e em Portugal . Acredito que a esmagadora maioria das pessoas tenha apreço pelo trabalho de Jorge Nuno Pinto da Costa dentro daquilo que era a sua preferência .”
José Pedro Aguiar- Branco , presidente da Assembleia da República
“ É indiscutível o grande legado que deixa no mundo do desporto , em termos nacionais e internacionais , e também na afirmação que fez da região que foi sempre de uma força muito grande , com uma genuinidade muito forte e que permitiu que a região e a cidade do Porto tivessem um destaque nacional e internacional porque os feitos desportivos projetaram-nas .”
Gianni Infantino , presidente da FIFA “ É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-presidente do FC Porto , Jorge Nuno Pinto da Costa . Envio as minhas sinceras condolências à família , aos amigos , ao FC Porto e a todos os que testemunharam a sua enorme paixão pelo clube . Que descanse em paz .”
68