TEMA DE CAPA
FEVEREIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
António Ramalho Eanes , antigo Presidente da República Portuguesa
“ Creio que a morte de Pinto da Costa terá enlutado não só o FC Porto , mas também a cidade do Porto e , ainda , o futebol nacional e , de certo modo , o país . Era um Portuense insigne e dedicado que ofereceu , além do futebol de exceção , vitórias e mobilização popular , um leque alargado de outras modalidades desportivas , de qualidade e sucesso também . O FC Porto perdeu um líder que o promoveu de clube regional a clube nacional , dominante , respeitado , também , no futebol europeu e , mesmo , mundial . Era um líder ímpar , que contribuiu para tornar mais coesa e personalizada a sociedade civil portuense e mostrar que uma liderança de sucesso , sustentado , tem de ser capaz de descobrir e aproveitar oportunidades , com ambicioso propósito e estratégias inteligentes e adequadas . Pinto da Costa era um homem que tinha , também , a grande virtude de manter , com os amigos , uma fidelidade e sensibilidade exemplares . As minhas sentidas condolências .”
Rui Moreira , presidente da CM do Porto
“ Pinto da Costa não imaginava a sua vida sem o FC Porto e essa dedicação total acaba por marcar aquilo que foi a sua participação cívica . A cidade era conhecida pelo nome e pelo vinho , mas com Jorge Nuno Pinto da Costa começou a ter uma marca mundial , reconhecida e celebrada internacionalmente . Transformou um clube que tinha uma índole quase regional num clube que deu cartas a nível europeu e a nível mundial por essa capacidade que ele teve de missão e que chegava a confundir com a própria vida . A nossa vida é feita das muitas alegrias que ele proporcionou a imensa gente , a pessoas muito simples que pouco ou nada têm e que encontraram no FC Porto de Pinto da Costa um instrumento da sua felicidade . Devemos-lhe seguramente essa homenagem .”
Eduardo Vítor Rodrigues , presidente da CM de VN de Gaia
“ Era mais do que o presidente do FC Porto , era um representante da região e eu acho que não morreu , porque só morre quem desaparece e ele vai continuar . É um momento de tristeza . Quando dizemos que quando estamos à espera não custa tanto , é irreal , porque estando à espera há vários meses de um momento que seria sempre muito triste , esse momento acaba por superar todas as preparações mentais que se fazem . Tínhamos conversas muito pessoais , penso que o momento mais marcante foi o pós-Natal , quando ele disse que ia sobreviver e sobreviveu ao aniversário . Foi um dia absolutamente extraordinário , muito intimista . Ficam os títulos ou a obra feita ? Fica a pessoa e a sua marca . Os títulos são estatística , as obras são betão , mas a pessoa é eterna .”
Hugo Soares , líder parlamentar do PSD
“ Pinto da Costa transformou o FC Porto num dos maiores clubes do mundo , vencendo duas Taças Intercontinentais , mas também catapultou uma região e uma cidade . O FC Porto alavancou o Porto e o Norte , foi um exemplo de dirigismo e de capacidade de liderança e o país prestalhe hoje a devida homenagem . Foi o responsável pela maior parte das alegrias da minha vida com os títulos que conquistou .”
Jorge Mendes , empresário
“ Vai ser muito difícil encontrar alguém como Pinto da Costa . Era um grande líder , ainda ontem falei com alguns jogadores e ele era um exemplo para todos e para qualquer clube . Aquilo que Pinto da Costa fez pelo FC Porto … Pinto da Costa é o FC Porto e o FC Porto é o Pinto da Costa .”
Deco
“ Foi um bom amigo . Mais do que um presidente , foi uma pessoa que acreditou em mim quando eu estava no Salgueiros . Foi decisivo para a minha vinda para o FC Porto , falou comigo pessoalmente e fui a casa dele conhecê-lo . A minha relação com o FC Porto resume-se claramente a Pinto da Costa . Foi uma figura do FC Porto , o maior líder de todos os tempos , e um amigo . É uma perda muito triste .”
70