VOLEIBOL
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
ter esta personalidade . Adorei que elas me tivessem dito isso . Contaram-me também que no FC Porto há sempre alguém a tomar conta de nós , seja das roupas , dos treinos físicos , das lesões - aqui os fisioterapeutas são muito bons - , e saber disso foi muito importante .
As melhores expectativas estão a ser superadas ? Sem dúvida . Acho que a melhor parte de estar aqui é mesmo a equipa . As minhas colegas são fantásticas , eu adoro vir trabalhar todos os dias . Elas perguntamme sempre por que é que eu estou tão feliz e tão enérgica e eu digo-lhes que treinar com elas torna o meu trabalho mais fácil e melhora o meu dia . Quando temos dois dias de folga , fico ansiosa por voltar a estar com elas a brincar e a treinar . Estar rodeada de pessoas tão boas acaba por
“ Para ser honesta , odiava voleibol , era o único desporto que não conseguia jogar nas aulas de educação física , porque é muito técnico .”
nos facilitar a vida . A equipa técnica também é a melhor do mundo , tal como o Miguel Coelho me tinha prometido .
Como é a sua relação com as colegas de equipa ? Como não sou portuguesa acabo por passar mais tempo com as outras estrangeiras , mas esta é a primeira equipa em que sinto que mesmo as jogadoras da casa se esforçam para estar connosco . Somos muito próximas , estamos sempre a jogar às cartas , a conversar . A Vicky [ Victória Alves ] está a aprender a falar inglês para poder conversar connosco , isso é espetacular , às vezes há algumas palavras que se perdem na tradução , mas vale pela intenção . É bom ter esta relação com elas . A Joana Resende é a capitã , tem imensa experiência , eu e ela estamos sempre a falar , mesmo por mensagens .
A Shainah também tem aprendido português ? Sim , estou a aprender português . Até já reparei que o português da Vicky soa diferente por ser brasileira , ela fala mais rápido e às vezes parece que está chateada [ risos ]. Os nossos treinadores têm-me ensinado algumas palavras , tenho tido aulas .
Foi fácil integrar-se a meio da época ? Há prós e contras em chegar a meio da temporada . Foi fácil porque toda a gente me acolheu bem , senti-me logo muito confortável , o treinador disse-me quais eram as necessidades da equipa e qual seria o meu papel , então não senti muita pressão . Há sempre a dúvida se vai correr bem ou mal porque as outras raparigas já tiveram tempo de se conhecerem e eu chego de fora com a minha energia tão diferente , mas elas foram muito acolhedoras . Adoraram a minha energia , dizem-me várias vezes que é bom ter-me na equipa .
Já alguma vez tinha sentido esta proximidade com os adeptos noutro clube ? Desta forma não . Quando joguei em França tínhamos uma zona VIP com comida e bebida onde podíamos conversar com os adeptos , mas aqui é diferente . As pessoas estão mesmo investidas e não é só com o voleibol , mas com todas as outras modalidades . Os adeptos viajam para nos verem jogar e falam connosco quando nos apanham no pavilhão a ver jogos das outras equipas . Os portistas têm tradições incríveis . Quando ganhamos jogos eles dão-nos os parabéns e quando perdemos cantam na mesma por nós .
Eles fazem-na sentir parte do clube ? Sim , sinto que já faço parte . Estou a tentar aprender todas as tradições . O FC Porto é um clube mesmo acolhedor .
É um clube diferente dos outros ? Sem dúvida , o FC Porto tem padrões muito altos , regras muito rigorosas . Aqui os adeptos e os jogadores são importantes , a forma como representamos o clube é importante , especialmente no estrangeiro , até com a roupa que vestimos se preocupam . Os padrões são muito elevados e isso demonstra um grande profissionalismo . Aqui as coisas estão sempre prontas a tempo ,
53