“ Cheguei ao FC Porto quando a minha filha tinha apenas três meses , agora já tem cinco anos e um irmão . Tive a oportunidade de conhecer a cidade e estamos completamente adaptados e felizes . Há mais quatro portistas para sempre , sem dúvida .”
HÓQUEI EM PATINS
DEZEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
“ Cheguei ao FC Porto quando a minha filha tinha apenas três meses , agora já tem cinco anos e um irmão . Tive a oportunidade de conhecer a cidade e estamos completamente adaptados e felizes . Há mais quatro portistas para sempre , sem dúvida .”
ganhar ”, referiu o guarda-redes , antes de observar que “ o importante é o que temos pela frente ”. “ Não podemos fazer nada sobre o passado , há que trabalhar para vencer o campeonato , a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal ”. Um dos exemplos mais recentes deste FC Porto que não desiste é o da época passada , quando o duro desfecho do ano civil de 2023 não impediu a equipa de conquistar a dobradinha . “ Nos momentos das derrotas , acreditem que ficamos chateados , eu em especial , por odiar perder . No entanto , temos de valorizar que nas últimas épocas fomos a equipa que mais ganhou . É preciso confiar nesse trabalho para continuar a melhorar . Vamos seguir o melhor caminho e tudo vai correr bem ”. “ Para dar a volta a estas situações ”, salientou , é na base da “ harmonia ” que o hóquei em patins poderá sagrar-se bicampeão . “ Se estivermos juntos , tenho a certeza de que estaremos a celebrar no final da época ”. O último clássico frente ao Benfica espelha o que o FC Porto pretende para esta temporada . “ Foi um jogo perto da perfeição . Perante um grande rival e em nossa casa , era o que tínhamos de fazer : dar tudo em campo e focar-nos em garantir o triunfo . Temos de entrar assim para todos os jogos , porque é desta forma que conseguiremos cumprir os nossos objetivos ”. É neste tipo de encontros e na forma como todos o vivem que a equipa se encontra na sua plenitude . “ Podemos perguntar a qualquer companheiro qual foi o encontro que mais gostaram de jogar nesta temporada e a resposta será este clássico e isso notou-se . Estivemos interligados do início ao fim e ganhar daquela forma soube ainda melhor ”, admitiu .
INSTINTO , TRABALHO E PAIXÃO Foi quase a completar 30 anos de vida que Xavi Malián se mudou para o FC Porto . Desde o momento da apresentação , o catalão olha-se ao espelho e sente-se uma pessoa diferente . “ Sou uma pessoa mais tranquila , apesar de não ter a certeza se os meus colegas partilham desta opinião ”, afirmou entre pequenas gargalhadas , não fosse o camisola 1 um dos mais vocais em campo . Consciente de que “ não se pode sempre vencer ”, o guarda-redes analisa as derrotas de uma maneira distinta . “ Perder não é o fim do mundo , aprendi a relativizá-las . O importante é como se reage . No desporto , a ganhar ou a perder , no dia seguinte é preciso continuar a trabalhar ” e é nessa base que o internacional espanhol se concentra em cada treino , porque “ o trabalho permite reforçar tudo o que se fez de bem e corrigir o que correu menos bem . Só assim um jogador evolui ”. Tem sido “ com um sorriso na cara ”
59