Dragões #457 Dez 2024 | Page 60

HÓQUEI EM PATINS
DEZEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES e “ grato por estar aqui ” que Malián continua a batalhar de azul e branco , sentindo sempre essa “ responsabilidade perante os adeptos ”. “ Sou profissional e darei a minha vida por esta equipa . Só assim poderei responder a toda a confiança transmitida pela estrutura do FC Porto ”, que continua a confiar nas capacidades do guardião , que valoriza o “ instinto ” com que atua na baliza . “ Desde cedo que aprendi a colocar a cabeça no sítio certo para defender a bola sem receios . Colocámos o corpo à disposição da equipa , se me aleijar , acontece . Não dá para pensar nisso , o importante é que a bola não entre ”. É esse o objetivo e , para o ajudar , conta com o sempre presente equipamento de proteção , que funciona como “ uma extensão do nosso corpo ”. “ Durante 365 dias por ano , convivemos com ele , já é algo natural ”, completou , antes de levar a conversa até Leonardo Pais , o companheiro da baliza . “ A convivência com o material e a posição em si permite-nos criar um laço especial . Só tenho palavras bonitas para ele , é uma enorme ajuda e uma das melhores coisas que me poderiam ter acontecido aqui , no FC Porto . Ele sabe disso ”. Leonardo Pais , filho de Franklim , regressou ao FC Porto na última época para batalhar com Malián e nesse espírito competitivo e de entreajuda encontrou uma “ bela amizade ”. “ Estende-se para fora do rinque . No final de contas , somos uma equipa dentro da equipa . O principal objetivo é que o FC Porto vença , independentemente de quem está na baliza . Damos o melhor e estamos sempre disponíveis para ajudar no que nos seja pedido ”, explicou . Tanto o catalão como o portuense vivem das defesas e se os golos são importantes para os avançados , as intervenções entre os postes “ servem de motivação para qualquer guarda-redes ”. “ Celebro as minhas defesas como se fossem golos e os adeptos até devem achar que sou maluco , mas essa energia sai de dentro , para me motivar . Acredito que as minhas defesas dão asas à equipa da mesma forma que os golos dos meus companheiros me dão estofo necessário para continuar a defender ”, até porque “ só assim , juntos , conseguimos vencer ”.
FAMÍLIA , DO RINQUE ÀS BANCADAS Desde o primeiro momento que o guarda-redes sentiu algo de diferente no balneário do FC Porto . Cada personalidade encaixa de uma forma especial e atua de forma homogénea dentro da pista . “ Se um balneário não tiver união , é impossível ter-se sucesso . Temos de pensar que primeiro está o clube , depois a equipa e só depois o individual . Só assim conseguimos continuar a vencer ”, afirmou Xavi Malián , que acredita que “ cada jogador , à sua maneira , adiciona algo ao clube ”. É assim , juntos , que os hoquistas vão batalhar pelos objetivos até ao final da temporada , os quais Malián se dispensa de enumerar . “ Todos sabem quais são ”, admitiu . No entanto , é de capítulo em capítulo que o FC Porto procura
BRINCADEIRAS À PARTE
“ Há muitos brincalhões no balneário , todos à sua maneira ”, começou por dizer Xavi Malián , antes de distinguir um dos companheiros como o mais surpreendente neste mundo . “ O meu Top 3 é entre o Gonçalo Alves , o Hélder Nunes e o Carlo Di Benedetto , mas apesar de muitos o considerarem sério , eu acho o Telmo Pinto muito brincalhão . No humor negro , é muito forte ”, confessou .
DE VIANA PARA A HISTÓRIA
Dos oito troféus conquistados até ao momento , o guarda-redes destaca a “ desejada ” vitória na Liga dos Campeões , conseguida em Viana do Castelo . “ Depois de tantos anos , o clube conseguir conquistar um troféu europeu , ainda para mais depois de este grupo já ter perdido uma final no prolongamento diante do Sporting , foi um momento único ”. Sem esquecer o campeonato português , “ a prova mais competitiva do mundo ”, Malián destaca a Champions por ter sido conquistada “ numa época difícil ”. “ Vivemos um fim de semana mágico até erguer a taça ”. fazê-lo . “ Temos de pensar jogo a jogo , porque todos eles são importantes para as contas finais . Queremos estar nas decisões para ganhar os títulos que faltam e é para isso que trabalhamos ”. Em jeito de despedida , como é habitual , propusemos o desafio ao guardião de deixar uma mensagem aos adeptos . “ Estou muito grato por todo o apoio e é uma honra e um orgulho representar este emblema . Sempre que entro em campo , é por vocês e darei tudo para que possamos festejar todos juntos no final da época . Obrigado por estarem sempre connosco ”. Com três portistas em casa e um universo azul e branco para servir , este Xavi Malián , um
BALNEÁRIO DE OURO
Xavi Malián , dragonado em 2023 , viu Carlo Di Benedetto subir ao palco da Super Bock Arena com “ um enorme orgulho ”. “ Jogo com o Carlo desde que ele tinha 19 ou 20 anos . Vi-o crescer , como pessoa e como jogador . É como se fosse família . Ele mereceu esse momento , por tudo o que já fez por nós ”, sublinhou o catalão depois de o internacional francês ser eleito pelos sócios Dragão de Ouro na categoria Modalidades de Pavilhão . O avançado é , curiosamente , o que “ mais se queixa de levar na cabeça ” de Malián . “ É verdade que estou sempre em cima deles , mas já lhes disse que é para me manter concentrado no jogo , algo que também funciona para eles , porque o Hélder Nunes pede-me constantemente para lhe dar na cabeça quando merece . No entanto , o Carlo não gosta de ouvir tantos gritos . Ele responde-me também com gritos , por isso , é na boa ”. Juntos desde 2016 , ao serviço do Liceo , foi também lado a lado que receberam com os companheiros o Dragão de Ouro na categoria Equipa do Ano .
DEFESA CLÁSSICA
Entre os mais de 200 jogos no FC Porto , é em casa e com o Dragão Arena cheio que Xavi Malián mais gosta de jogar , em clássicos especialmente . Foi num deles , diante do Benfica , que o guarda-redes detetou a melhor defesa . “ A um ou dois minutos do fim , defendi um livre direto que nos ajudou a sermos campeões no jogo decisivo . Foi um encontro especial e uma defesa especial , num ambiente incrível ”, lembrou .
60