Dragões #457 Dez 2024 | Page 46

FUTEBOL
DEZEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES nunca imaginámos que fossem 30 mil pessoas . No aquecimento vimos a bancada completamente cheia e ficámos surpreendidas , mas quando entrámos para o jogo e vimos o estádio a encher nem parecia real . Foi de outro mundo .
Foi nesse dia que percebeu o peso da camisola azul e branca ? Não , os valores do FC Porto sempre estiveram vincados nos jogadores e na massa adepta e eu sempre senti o clube de uma forma diferente . Representar o clube do meu coração trouxe-me uma responsabilidade acrescida , mas sempre tive consciência do valor de jogar no FC Porto .
Como reagiu quando soube que ia usar a camisola 10 ? Eu pedi o número , mas houve um compasso de espera até saber se ia ser o 10 ou não . Só quando fui ao Estádio do Dragão assinar é que me disseram . Fiquei muito feliz , é um número mítico no FC Porto , o número do Deco , um jogador que sempre gostei de ver em vídeos com o meu pai , sempre foi o jogador que eu idolatrei . Ser o 10 é uma responsabilidade , mas eu vou fazer por honrá-la .
O que dizem os seus familiares e amigos ao vê-la de Dragão ao peito ? Sempre tiveram muito orgulho em mim por jogar futebol e estar há tantos anos na primeira divisão , mas eles são todos portistas e nota-se que agora que estou no FC Porto eles têm um orgulho extra e sentem-se muito felizes , assim como eu .
Quem são as suas maiores referências no universo FC Porto ? Além do Deco , eu era maluca pelo Hulk e também gostava muito do James Rodríguez . A época 2010 / 11 foi a que mais me marcou .
Quem são as maiores inspirações fora do clube ? Sempre tive uma paixão pelo Messi , camisola 10 , sempre foi uma referência para mim e continua a ser . Antigamente o futebol feminino não tinha a visibilidade que tem hoje , as jogadoras não eram tão conhecidas . Sempre gostei da Alexia Putellas , mas só agora é que começamos a conhecer mais jogadoras . Antes não via tantos jogos porque não eram transmitidos na televisão .
Como é a Joana dentro do campo ? Também tem características da Alexia , do James e do Hulk ? Não posso dizer que sou como o Hulk , não sou aquela jogadora muito forte fisicamente . Tento dar o meu melhor através das assistências , gosto mais de assistir do que marcar , tenho essa vertente mais criativa que sempre vi nos vídeos do Messi e do Deco .
E fora do campo , como é a Joana enquanto colega de equipa ? As pessoas não têm essa perceção , mas acabo por ser das mais palhaças no balneário . Cá fora tento ser mais séria , mas no balneário gosto de ser descontraída e de brincar com as minhas colegas .
Como é que um grupo que foi criado há tão pouco tempo funciona tão bem ? Acho que é por estarmos neste clube . Todas temos aquele sentimento de lutar e jogar pelo FC Porto e é esse o nosso principal foco . Também temos um grupo muito forte , damo-nos todas bem , mas acima de tudo sabemos que estamos aqui para isto , para representar este clube e fazemo-lo com muito orgulho .
O mister ajuda nisso ? Sim , ajuda também , às vezes dános umas duras , mas tem de ser .
Como tem sido trabalhar com o Daniel Chaves , que também passou pelo Valadares ? Ainda não nos conhecíamos . O mister esteve lá na época anterior à minha subida à equipa sénior , só o conhecia de ver os
46