FUTEBOL
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
Quando te apercebeste que agora vives num mundo à parte ? No jogo de apresentação no Dragão ? Acho que ainda não temos bem a noção daquilo que fizemos , foi uma experiência completamente diferente e inesquecível , com o recorde de assistência batido . Nós não temos mesmo noção do que fizemos … Fizemos história e acho que só podemos estar felizes e orgulhosas por aquilo que aconteceu .
Tens uma data tatuada no braço esquerdo : 20 / 09 / 23 . Queres explicar-nos o que significa ? É a data da minha primeira internacionalização por Portugal , em Viana do Castelo , contra a Noruega , jogo em que fui titular .
E como correu ? O jogo não correu muito bem , porque perdemos , mas o sentimento continua a ser inexplicável . Quando começa a tocar o hino e a pele arrepia … Não sei mesmo como explicar .
Para uma média de 18 anos , quatro golos e uma assistência em nove jogos não está nada mau … Está a correr bem , mas o meu foco é continuar , querer mais e mais . Tanto a nível individual como coletivo .
Tens algum número definido que gostasses de atingir nesta época de estreia no FC Porto ? Só procuro ser melhor do que fui na época anterior e em contribuir para a subida de divisão , que é o nosso grande objetivo .
O que te pede o treinador ? O mister Daniel é muito exigente , faz-nos dar tudo em campo e tudo o que ele nos diz é para nos mantermos unidas e continuarmos a dar tudo até conseguirmos a vitória .
De goleada em goleada , a equipa parece imparável . Vai dar para subir de divisão ? Ou melhor , vai dar para atingir a liga principal em dois anos ? Acredito que sim . Com a equipa que temos , com os treinadores que temos , se estivermos concentradas em todos os jogos e ao longo de toda a época , vamos conseguir .
Quais são as tuas referências no futebol feminino ? A Aitana Bonmatí , que é a melhor do mundo , e joga na minha posição .
Qual a jogadora em que mais te inspiras no atual plantel ? Damo-nos todas bem , mas a Ema , pelo percurso que tem , transmite-nos muita segurança e muita confiança .
A tua mãe também te serviu de inspiração ? Sim . O meu avô também chegou a treinar futsal e a minha madrinha jogou com a minha mãe no Souselo .
Como te caraterizas enquanto jogadora ? Sou agressiva e esforço-me por ajudar a equipa dentro e fora do balneário . Estou sempre pronta para ajudar . Lá dentro , tenho boa visão de jogo .
E o jogador do FC Porto que mais admiravas quando eras criança ? O que mais admirava era o Otávio , por toda a garra que ele tinha , pela agressividade . Sempre fui muito fã dele .
É assim que procuras ser ? Creio que sim .
O que respondes a quem ouves dizer que o futebol não é para meninas ? Já não se ouve tanto , mas quem diz isso está completamente noutro mundo , porque aquilo que nós estamos a fazer e o que está a acontecer no mundo , que inclui cada vez mais as mulheres neste e noutros desportos , não deixa margem para dúvidas .
Já viste jogos nas bancadas do Dragão e já viste um desde o relvado . Qual a tua perspetiva preferida ? Estar lá em baixo , no relvado , a jogar e a dar tudo pelo clube . Claro que estar na bancada e ver o Porto ganhar é sempre bom , mas o sentimento é outro quando estás no balneário , no relvado …
O que dizer dos adeptos do FC Porto ? São os melhores . Temos tido muita gente a acompanhar-nos quer no Olival quer nos jogos fora e é simplesmente incrível . Que continuem a apoiar-nos , porque nós estamos muito gratas e esperamos poder oferecer-lhes a subida de divisão .
47