Dragões #456 Nov 2024 | Page 46

FUTEBOL
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES

Como é que tudo começou ? Comecei a jogar com 11 anos na equipa masculina do Souselo , a equipa da minha terra , até integrar a equipa feminina do Nespereira , também de Cinfães , ao fim de dois anos .

A tua mãe exerceu uma grande influência nessa tua paixão pelo futebol , correto ? A minha mãe foi pioneira , sempre jogou futebol . Jogou no Souselo , que na altura tinha futebol feminino , e chegou a defrontar equipas conceituadas , como o Boavista . Mais tarde foi para a Oliveirense e agora joga futsal quando lhe apetece .
Como tem sido conciliar o futebol e os estudos desde então ? A minha mãe sempre me ajudou muito nessas tarefas de organização . Se não estava a treinar , estava a estudar . De vez em quando , porque também faz bem , lá conseguia sair com os amigos . Com um pouco de organização dá perfeitamente para conciliar as duas atividades .
Que curso frequentas ? Estou na Escola Superior de Saúde , a tirar Terapia Ocupacional , mas vou tentar fazer equivalência para seguir Fisioterapia .
O que dizem os teus colegas de turma quando se apercebem que jogas futebol e que o fazes no FC Porto ? Alguns até já vieram ver os nossos jogos . Gostam muito e apoiam . Até dá mais vontade de jogar só por saber que temos colegas de turma nas bancadas .
A vinda de Cinfães para o SC Rio Tinto foi determinante no teu crescimento como jogadora ? O Rio Tinto é um grande clube a nível feminino , ajudou-me muito , fez-me evoluir imenso e permitiume chegar onde estou agora .
Deu-te também mais visibilidade ? Completamente .
Fazias sempre as deslocações de carro de Cinfães para Rio Tinto em dias de treino ? Depois de sair da escola e de a minha mãe sair do trabalho ela trazia-me aos treinos . Por vezes , vinha também com uma colega . As viagens de ida e volta eram um pouco desgastantes , até porque os treinos não eram propriamente cedo . Terminavam pelas dez da noite e ainda tínhamos mais uma hora de viagem pela frente até casa .
Numa só época , a época passada , jogaste nas equipas de sub-17 , sub-19 e A do Rio Tinto . Como foi lidar com tanta exigência e com essa ascensão meteórica ? Sinceramente , não dei assim tanta importância ao facto , porque o que eu queria era jogar . É claro que queria chegar à equipa principal , mas o escalão não importava . O que eu queria era jogar .
Quando é que o FC Porto se apercebe da tua existência ? Não sei , mas eu fiz muitos jogos e muitos golos pelo Rio Tinto … Deve ter sido num desses jogos .
NOME Renata Filipa Teixeira Correia NATURALIDADE Cinfães
DATA DE NASCIMENTO
26 de setembro de 2006 POSIÇÃO Médio CAMISOLA 19 CLUBES Souselo Nespereira SC Rio Tinto FC Porto
“ Sempre tive este sonho . […] A minha mãe , que estava ao meu lado e me acompanha sempre , ficou muito feliz e os meus amigos também ficaram felizes por mim . Uau , é o Porto !”
Como reagiste quando soubeste que vinhas para o FC Porto ? Fiquei muito feliz , porque sempre tive este sonho . Aceitei assim que soube . A minha mãe , que estava ao meu lado e me acompanha sempre , ficou muito feliz e os meus amigos também ficaram felizes por mim . Uau , é o Porto !
O facto de chegares ao FC Porto com várias colegas de equipa do Rio Tinto tornou a adaptação mais fácil ? Creio que sim . É diferente termos alguém conhecido na equipa , mas o grupo é muito unido e íamos entendernos bem de qualquer maneira .
46