Dragões #454 Set 2024 | Page 15

“ Sempre vi os capitães do FC Porto como exemplos e fico muito grato por me verem da mesma maneira . Sinto mais responsabilidade e tento dar o exemplo , porque é uma honra enorme ser capitão do meu clube do coração .”
TEMA DE CAPA
SETEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES teu número ?”. A resposta dele foi : “ És um guarda-redes muito parecido comigo e quero que também sejas um símbolo do clube , por isso é com muito orgulho que te dou o número ”. Aceitei logo com todo o gosto e fiquei-lhe muito grato .
O Marche saiu há dois anos e a camisola 1 continua sem dono . Nunca pensou trocar ? Há muita gente que me pergunta isso , mas acho que não faz sentido . Faz sentido continuar com o 99 , é o número que uso desde que sou titular no FC Porto e só faz sentido continuar assim .
Depois dos guarda-redes , os avançados . Quem foi o adversário que mais problemas lhe colocou ? Admiro muito o Cristiano [ Ronaldo ], é uma máquina de fazer golos e um finalizador incrível . Tem uma forma incrível de olhar para a baliza , de tentar marcar o máximo de golos possível e
talvez seja o jogador que mais problemas me causa , porque consegue colocar a bola com imensa força e rapidez com o pé direito , o pé esquerdo e a cabeça . É um matador e , na minha opinião , o avançado mais difícil de defender .
E sem ser o Ronaldo ? [ pausa ] Quando jogo tento não me focar muito nisso , só penso em defender … Nunca defrontei o Falcao , mas pelo que via e ouvia acho que era um jogador com uma finalização incrível e era muito difícil defender .
Quando uma equipa está a ganhar 4-0 e sofre um golo no último minuto os guarda-redes costumam demonstrar muita frustração . Quão importante é manter a folha limpa ? É muito importante , porque manter a baliza a zeros é o que mais queremos . Quando um guarda-redes sofre um golo aos 90 , mesmo que esteja a ganhar 4-0 ,

“ Sempre vi os capitães do FC Porto como exemplos e fico muito grato por me verem da mesma maneira . Sinto mais responsabilidade e tento dar o exemplo , porque é uma honra enorme ser capitão do meu clube do coração .”

fica frustrado porque provavelmente não tocou na bola durante o jogo todo e tem que se manter ativo para defender o único remate . A frustração vem daí .
Já leva mais de uma década serviço do mesmo clube . O que é o ADN FC Porto ? É o vício de ganhar . Somos um clube que vive de títulos e o vício de ganhar está no nosso ADN . É assim que o nosso clube tem de ser e é isso que todos os jogadores têm de entender . Estamos viciados em ganhar e em trazer vitórias para o clube . É a maneira mais fácil de definir o ADN FC Porto .
Há outros jogadores no balneário com muitos anos de casa . Como é a sua relação com o João Mário e o Fábio Vieira , por exemplo ? É muito boa , eles são da casa e apanhei-os na formação . Damo-nos todos muito bem e temos que usar essa química para dar o melhor e ajudar o nosso clube a ganhar .
15