“ Temos que saber decifrar o momento para sermos mais brutos ou mais leves , tentando perceber com que jogador estamos a lidar . Sempre fui uma pessoa calma e não preciso de falar alto . Considero-me um capitão que está aqui para ajudar a equipa , acima de tudo .”
TEMA DE CAPA
SETEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
Há alguma competição saudável entre vocês ? PlayStation eu não jogo , nem sequer dou importância ou valor , mas há sempre competição nos treinos . É sempre bom competir , é algo que tem de existir e que nos faz querer ser melhores . Nos treinos fazemos trabalho de finalização e eu contabilizo quantos remates defendo , coisas desse género .
Já muito se falou sobre a sua saída , mas a verdade é que fez 25 anos e continua por cá . Como se explica ? Gostaria de fazer toda a carreira neste clube ? Obviamente que é algo que eu não me importaria e ficaria muito honrado se fizesse . Mas no futebol não se pode prometer isso , nunca sabemos o que vai acontecer amanhã .
Fiz muita autocrítica , mas nunca me faltou trabalho nem empenho . Foi esse o jogo que mais me custou perder .
Como é que um rapaz nascido em 1999 consegue dormir depois de fazer exibições como aquelas em Bruges , em Leverkusen ou em Frankfurt , contra a Eslovénia ? Normalmente nunca adormecemos logo depois dos jogos , por causa da adrenalina , do nervosismo e da ansiedade . São coisas que existem sempre , por isso nunca nos deitamos cedo depois dos jogos . Recebi imensas mensagens que até hoje nunca consegui responder e fiquei superfeliz por partilhar aqueles momentos com a minha família , mas a vida tem de continuar e devemos seguir em frente para fazermos coisas bonitas mais do que uma vez .
Se lhe pedisse para escolher a melhor defesa da carreira , qual seria ? Lembro-me de uma que eu gostei muito de ver , quando revejo os lances , que foi aquela defesa contra o Inter , em Milão . Foi uma defesa de reflexo , de pura rapidez , uma defesa diferente sem contar com os penáltis , que são sempre decisivos .
E aquela contra o Sesko , no Europeu ? Também , mas admito que a do Inter foi muito mais difícil de fazer .
E a melhor exibição ? Na seleção foi o jogo contra a Eslovénia , com essa defesa e os três penáltis . Aqui no FC Porto talvez tenha sido em Leverkusen , na Champions , porque fiz uma assistência e defendi um penálti . Também pensei no jogo de Bruges , mas acho que tive mais intervenção em Leverkusen , porque joguei mais com os pés e fiz outras defesas . Talvez seja essa a minha melhor exibição pelo FC Porto .
Foi o primeiro jogador a defender um penálti e a fazer uma assistência no mesmo jogo da Champions . Nunca pensou que as coisas lhe estavam a sair demasiado bem ? Não , não . Temos de ter os pés bem assentes no chão e percebo que tenho de fazer o que sempre fiz : trabalhar , manter as rotinas diárias e fazer aquele trabalho que ninguém vê . O que acontece no jogo é resultado do trabalho diário .
E o golo que mais custou sofrer ? Houve um jogo que me custou imenso , quando perdemos 5-0 contra o Liverpool .
E quando as coisas correm mal , com que cara entra no balneário ? Com muita azia , com um sentido de responsabilidade enorme e com um sentimento de culpa pelo resultado . Mas depois de ir para casa e com o tempo as coisas acabam por passar , porque se ligasse demasiado a isso neste momento não estaria aqui . Na vida temos que arriscar , ir atrás dos nossos sonhos e é isso que eu faço .
Roberto Martínez descreveu-o como “ o segredo mais oculto do futebol europeu ”. O que é que o selecionador nacional quis dizer ? Acho que ele disse isso por eu ser uma pessoa muito reservada , não fico muito feliz por dar entrevistas nem gosto de andar por aí … Sou alguém reservado e acho que ele se refere a isso . Trabalho imenso e acho que faço a diferença por ser assim .
O que é que faltou para a seleção ir mais longe no Euro e no Mundial ? Na minha opinião faltou eficácia . Criámos imensas oportunidades , mas faltou meter as bolas a bater nas redes .
Os guarda-redes adversários têmse agigantado no Dragão . Também falta eficácia ao FC Porto ? Sim , claramente que nos falta eficácia . O futebol é mesmo assim , podemos fazer um jogo muito bom a todos os níveis , mas o que importa é marcar golos e não sofrer . No passado recente tem-nos faltado eficácia , acho que sim .
“ Temos que saber decifrar o momento para sermos mais brutos ou mais leves , tentando perceber com que jogador estamos a lidar . Sempre fui uma pessoa calma e não preciso de falar alto . Considero-me um capitão que está aqui para ajudar a equipa , acima de tudo .”
16