Dragões #449 Abr 2024 | Page 58

ENTREVISTA ANDEBOL
E que aspetos é que têm de continuar a ser melhorados ? No aspeto físico creio que evoluí , mas ainda tenho muito para evoluir . Dizem que sou uma boa jogadora tecnicamente , mas isso é algo em que se pode evoluir imenso ao longo dos anos . Além disto , ainda tenho de ganhar muito experiência e isso é algo que as minhas colegas mais experientes me podem passar . Todos os dias , nos treinos e nos jogos . São jogadoras mais velhas e podem ensinar-me muito , pois já têm muitos anos de voleibol .
Que grupo encontrou aqui no FC Porto ? Encontrei um grupo estruturado , que já tem muita experiência e muitos anos de voleibol , que sabe lidar com as adversidades ao longo da época . Nesta época tivemos algumas derrotas impactantes e a equipa soube lidar com isso . Estou numa equipa de jogadoras experientes e que me ajudam muito , pois sabem que ainda tenho muito para crescer .
O que significou para si a renovação do contrato pouco mais de meio ano depois de ter chegado ? Significou que o meu trabalho está a ser bem feito , que as pessoas estão atentas e que estão a gostar , o que me deixa muito orgulhosa . Quando soube , fiquei muito contente , e mais uma vez foi fácil dizer sim . Fico orgulhosa por as pessoas reconhecerem o trabalho que tenho feito e , sobretudo , por poder ajudar a equipa .
No momento da renovação falou da admiração que tem pela Kyra Holt , entre outras . A que se deve essa admiração ? A admiração pela Kyra devese sobretudo pela postura que ela tem em campo . É uma jogadora muito solicitada nos
“ Ela é incrível a fazer a ligação entre a equipa e os adeptos e consegue unir toda a gente à volta dos nossos jogos . Ela , por si só , é uma pessoa que traz muitos adeptos para ver o FC Porto e também para ver voleibol . A Joana Resende é uma referência no FC Porto e no voleibol português .”
nossos jogos , é uma referência no jogo da equipa , mas está sempre muito calma e admiro-a por isso . Não é fácil ter um pavilhão inteiro à espera que faças a coisa correta , mas ela assume a responsabilidade sem qualquer problema .
No plantel também há jogadoras com muitos anos de casa , como a Joana Resende . Quão importante é o papel da capitã no balneário ? O papel dela dentro da equipa é muito importante . Ela é incrível a fazer a ligação entre a equipa e os adeptos e consegue unir toda a gente à volta dos nossos jogos . Ela , por si só , é uma pessoa que traz muitos adeptos para ver o FC Porto e também para ver voleibol . A Joana Resende é uma referência no FC Porto e no voleibol português .
Em termos coletivos , quais são as mais-valias da equipa ? Creio que a nossa equipa tem muito poder no ataque , é uma equipa alta e forte . Até creio que essa tem sido a nossa mais-valia no campeonato e , nesses aspetos , somos muito superiores às outras equipas .
Quando entra , o impacto no jogo costuma ser imediato . Como explica isso ? Quando estou a ver o jogo de fora , costumo estar muito focada , mas acho que passa acima de tudo pela calma que transmito quando entro no jogo e pela alegria que passo às minhas colegas . Entro em momentos de maior pressão , mas por ser jovem , por estar sempre a rir e a divertir-me , creio que isso traz
58 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024