Dragões #449 Abr 2024 | Page 59

VOLEIBOL
NOME ANA RUI MONTEIRO
NATURALIDADE PORTO
DATA DE NASCIMENTO 19 DE ABRIL DE 2005
ALTURA 1,83M
PESO 67KG
POSIÇÃO ZONA 4
CAMISOLA 19
CLUBES ESMORIZ PV COLÉGIO EFANOR FC PORTO
No dia muito longínquo em que deixar de jogar , vai querer continuar ligada ao voleibol ? Já pensei nisso e deixar o voleibol por completo não é uma escolha . Se vai ser como treinadora ou dirigente , não sei , mas vou continuar ligada ao voleibol , pois sempre fez parte da minha vida . Não sei se os meus filhos algum dia vão querer jogar voleibol , mas terão isso presente desde o início , como eu tive graças ao meu pai .
alguma calma à equipa e deixa o ambiente um pouco menos tenso .
O que se pode esperar da final com o PV Colégio Efanor ? É uma equipa muito aguerrida e nunca vai desistir , independentemente dos resultados que se verifiquem , até porque também tem várias jogadoras experientes . Ainda assim , acho que a nossa equipa vai estar ao mais alto nível , pois trabalhámos durante toda a época para chegarmos a este momento . Estes são os jogos que gostamos de jogar e são os jogos para os quais lutamos tanto . Podemos passar por momentos difíceis , mas a nossa equipa nunca vai desistir , pela qualidade e pelo estofo que tem . Vamos estar com uma presença muito positiva na final e vamos mostrar aos adeptos que estamos aqui para sermos campeãs nacionais .
Quão importante é ter a vantagem casa numa final ? É muito importante , pois o Dragão Arena é uma coisa diferente . A massa adepta que se vê no Dragão Arena não se vê em nenhum outro pavilhão . Jogar em nossa casa , perante os nossos adeptos , e marcarmos a nossa posição frente aos nossos
adversários , é muito importante . É um jogador que nós temos e que mais ninguém tem .
E aqueles momentos de cumplicidade com os adeptos no final dos jogos . Quão importantes são ? É muito importante sabermos que eles estão cá para nos ajudar , nunca nos abandonam e mostram que gostam mesmo de nós . Nos momentos bons e nos momentos maus , eles estão lá sempre para nós .
Sentem que são a equipa mais forte e que têm reais possibilidades de ser novamente campeãs nacionais ? A nossa equipa tem perfeita noção do valor que tem e das expetativas que estão criadas à nossa volta . Sabemos o nosso valor e aquilo que podemos fazer .
Existem muitas diferenças entre o voleibol de praia e o voleibol de pavilhão ou quem joga um , joga facilmente o outro ? Acho que , quem joga bem um , joga bem o outro , mas são coisas diferentes , especialmente em algumas posições . Há jogadoras que fazem certas posições , que , se calhar , não se iam adaptar tão bem na praia . Por exemplo ,
creio que as centrais podem sentir mais dificuldade na praia , pois ali tem de se fazer tudo , entre receber , passar , atacar , etc . Havendo algumas diferenças , acho que , na generalidade , as jogadoras conseguem adaptarse aos dois tipos de voleibol .
Sente que o voleibol de praia pode acrescentar coisas ao voleibol de pavilhão , sobretudo individualmente ? Sim , pois pode ganhar-se muitos recursos . Por não ter a capacidade física de outras atletas , tenho de compensar de outras formas e há coisas que se aprendem no voleibol de praia . Creio que , no voleibol de praia , tem de se ser melhor individualmente , pois uma jogadora tem de fazer tudo . Dá-nos muitas coisas positivas para jogar no pavilhão .
Recentemente , capitaneou a seleção de Sub-20 no apuramento histórico para o Europeu . O que significou para si ? Significou muito , quase tanto como vir jogar para o FC Porto . É um orgulho e muito se deve ao FC Porto , por aquilo que tenho feito aqui . Fico feliz por as minhas colegas me verem como um exemplo e por os meus treinadores terem tanta confiança em mim .
Quais são as outras opções na vida além do voleibol , nomeadamente ao nível dos estudos ? Estou a tirar o curso de Arquitetura e quero algo ligado a isso ou a design de interiores . Esse é o futuro que quero para lá do voleibol .
Quando não está a treinar , a jogar ou a estudar , o que costuma fazer nos tempos livres ? Costumo aproveitar sobretudo para descansar , algo que é muito importante . Gosto também de andar de bicicleta , pois é algo que me ajuda a relaxar .
Há algum desporto que costume ver ou acompanhar regularmente além do voleibol ? Futebol , sem dúvida futebol . É outro desporto que está presente na minha vida desde criança , não só em minha casa , mas em toda a minha família . Isso nota-se também quando pego na bola , pois é logo para chutar também .
Para terminar , gostaria de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto ? Continuem a apoiar-nos e acreditem em nós . Quando estão connosco são mais uma força para nós e ajudam-nos sempre . Finais são finais e vamos precisar dessa força extra . Sabemos o que valemos , mas com eles somos muito mais fortes .
59 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024