HÓQUEI ANDEBOL EM PATINS
de ganhar confiança na equipa B , inserido num grupo de jovens que têm o mesmo objetivo que eu . Acaba por ser muito positivo .
Esta época ficará certamente marcada na sua carreira pela estreia na Liga dos Campeões . Era um sonho ? Foi a realização de um sonho . Desde muito jovem que comecei a jogar andebol e lembro-me de uma conversa com o meu treinador no BECA ao longo da qual afirmei que o meu principal objetivo seria fazer um jogo na Liga dos Campeões . Esse jogo está cumprido , mas agora , já mais velho , gostava de fazer mais , de ter mais jogos e de poder desfrutar desta competição que é maravilhosa para qualquer amante da modalidade .
Considera-se uma pessoa ambiciosa ? Essa ambição é fundamental num jogador de andebol ? Considero-me ambicioso quanto baste , acho que também tenho os pés assentes na terra e , para ter qualquer tipo de resultado , tenho de trabalhar e ter uma ponta de sorte . Ambicioso , mas sempre com os pés assentes na terra .
Defendeu um livre de sete metros quando entrou . Como é que as pernas não lhe tremeram nesse momento frente a uma das melhores equipas do mundo e num pavilhão cheio ? Tive uma pontinha de sorte . No dia anterior , eu e o Rêma vimos os vídeos e tirámos algumas tendências . Sabia que , se aquele jogador fosse marcar um livre de sete metros , colocaria no ângulo inferior esquerdo , portanto não inventei , fiz o básico , fui para o que estudei e ele optou por escolher esse lado e defendi . Fiquei muito contente , ainda faltavam alguns minutos de jogo , tentei fazer mais algumas defesas , apesar de não ter conseguido . Podia ter feito um bocadinho mais , mas já foi muito bom .
Infelizmente o percurso nessa prova já terminou . No campeonato , sendo que o objetivo é ser campeão , quais são as hipóteses do FC Porto ? A equipa acredita muito em si própria e trabalha diariamente para conseguir os melhores resultados . Vamos lutar até ao fim , pôr pressão nos nossos concorrentes e espero que consigamos ser campeões .
A luta com o Sporting e o Benfica promete ser até ao último jogo . O que é preciso fazer e corrigir para voltar a conquistar o campeonato ? Temos que afinar alguns pequenos detalhes , nomeadamente nos jogos contra o Sporting . Se conseguirmos defender melhor e perdermos menos bolas no ataque , vamos estar mais perto da vitória .
Qual é a importância do público nestas finais ? É preponderante porque nos dá mais força para sermos mais intensos . São fundamentais na obtenção dos nossos objetivos .
Puxando a fita atrás , como começou esta paixão que é o andebol ? O andebol surgiu porque fazia dois desportos , a natação e o futsal , e nenhum deles me dava o que queria , que era jogar com os meus amigos . Surge a oportunidade de jogar andebol com amigos de longa data e juntei o útil ao agradável , que é fazer o desporto de que gosto e jogar com os meus amigos .
Fez toda a formação no BECA , o clube da sua terra , Celorico de Basto , e ainda passou pela Sanjoanense antes de
“ Desde muito jovem que comecei a jogar andebol e lembro-me de uma conversa com o meu treinador no BECA em que lhe disse que o meu principal objetivo seria fazer um jogo na Liga dos Campeões . Esse jogo está cumprido , mas agora , já mais velho , gostava de fazer mais , de ter mais jogos e de poder desfrutar desta competição .”
chegar ao FC Porto . O que lhe deram estes clubes de menor dimensão que não podia ter tido em escolas de formação com mais prestígio ? Prende-se muito pelo ambiente familiar que as equipas têm . As pessoas , desde cedo , sempre me acolheram bem e fizeramme sentir parte do clube desde cedo . Nesse ambiente mais restrito , desenvolvemos o nosso potencial de forma mais confortável .
Sentiu mais dificuldades a adaptar-se ao FC Porto ? Não senti a pressão . Vinha para ser o terceiro guarda-redes e para evoluir nos treinos e
48 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024