ANDEBOL
Vive o andebol 24 horas por dia , está focado no FC Porto “ a 200 %” e tem brilhado nas oportunidades de que dispõe . Francisco Fontes saiu de Celorico de Basto com um sonho , já o cumpriu e agora quer “ mais ”. Evoluir é o mote para o futuro de um jovem de 22 anos que pensa alto , mas sempre “ com os pés assentes na terra ”.
NOME FRANCISCO LUÍS CERQUEIRA FONTES DATA DE NASCIMENTO 27 DE JANEIRO DE 2002
NATURALIDADE CELORICO DE BASTO ALTURA 1.90M
PESO 84Kg POSIÇÃO GUARDA-REDES CAMISOLA 27
CLUBES BECA SANJOANENSE FC PORTO
TÍTULOS 1X CAMPEONATO NACIONAL
Como explica esta capacidade de superação que o leva a brilhar em momentos importantes , mesmo sem tanto tempo de jogo na equipa principal ? A capacidade de superação advém do trabalho diário . Treino sempre para poder jogar . Se jogo ou não , é uma opção do treinador . Tendo o meu papel na equipa como terceiro guarda-redes , sei que não vou ter tanto tempo de jogo , mas aproveito os treinos para melhorar e conseguir , quando sou chamado , corresponder da melhor maneira .
A sua exibição frente ao Águas Santas , na Taça de Portugal , foi a melhor da temporada . Defendeu seis remates em 15 , uma eficácia de 40 % que é acima da média numa prestação de um guarda-redes . O que diz isso sobre todo o trabalho que tem vindo a desenvolver “ nos bastidores ”? É o resultado de muito trabalho , de muito treino e essencialmente de ouvir o Niko [ Mitrevski ] e o [ Diogo ] Rêma ao longo dos treinos . Lembro-me de nesse jogo estar à conversa com o Niko e ele me dizer que certo jogador remata mais para um certo sítio ou tem uma certa tendência e pedir-me para estar atento , porque eu poderia entrar no lance seguinte e poderia ser esse atleta a rematar .
Como se sentiu nesse momento ? Sentiu-se inspirado pela atuação do Mitrevski ? No início todos começamos mais nervosos , mas ao longo do jogo e das defesas que vou fazendo , começo a mostrar o andebol que tenho . Ele ainda me deu mais uma ponta de pressão , porque entrar depois de um jogo em que ele faz 18 defesas e tem 60 % de eficácia e tentar manter o nível é complicado .
Dado o seu percurso particular nesta edição da Taça de Portugal , se conquistarem o troféu vai ter um sabor especial ? Penso que sim , porque poderei sentir que fiz parte do trabalho e do percurso para a conquista da Taça , por isso seria especial .
Como é a relação com o Mitrevski e com o Rêma ? Tenho uma ótima relação com ambos . São meus amigos e ajudam-me com a experiência e conhecimento que têm do jogo . Conseguem passar-me algumas coisas e tento aproveitar da melhor maneira para adaptar à minha performance . Não fujo muito ao estilo deles , somos guarda-redes muito parecidos . Isso facilita-me para tirar coisas deles . Eu gosto muito de guarda-redes técnicos , como o Kuzmanović , e tenho referências como o Omeyer e o Pérez de Vargas . Vou buscar inspiração a jogos que eles fazem , a coisas que vejo e ao Niko e ao Rêma , porque trabalho diariamente com eles e são realmente fantásticos .
“[ Nikola Mitrevski e Diogo Rêma ] São meus amigos e ajudam-me com a experiência e conhecimento que têm do jogo . Conseguem passar-me algumas coisas e tento aproveitar da melhor maneira para adaptar à minha performance . Não fujo muito ao estilo deles , somos guarda-redes muito parecidos .”
O número 27 está relacionado com essas referências ? Não . Uso porque é o dia do meu aniversário , não tem mais nenhuma história .
Tem uma média de defesas que ronda os 28 % de eficácia . Como analisa este número ? Esse número só tem de melhorar . Neste momento , tenho 28 %, mas é um número que quero melhorar . É bom , mas na minha perspetiva de evolução quero elevar esta percentagem .
Quais são as suas perspetivas a curto e a médio prazo ? E num prazo mais longínquo ? O meu futuro é tentar angariar o maior número de jogos possível , tentar evoluir ao máximo e continuar a trabalhar sempre focado no FC Porto . Se tivermos a mentalidade de continuar a trabalhar e de esperar que o trabalho seja recompensado , eventualmente as coisas acabarão por acontecer .
Como descreve o seu papel no plantel ? O meu papel é estar disponível para responder nos poucos momentos que tenho . Quando tenho hipótese , tenho de ajudar a equipa .
Que feedback tem recebido da equipa técnica , dos colegas e mesmo dos adeptos ? Que estou a evoluir . Isso deixame muito contente , porque é esse o meu objetivo . Enquanto as pessoas à minha volta sentirem que estou a evoluir e a trabalhar afincadamente , eventualmente os resultados aparecerão . É bom sentir que os adeptos notaram algum crescimento neste ano e meio que tenho de FC Porto . Provavelmente , comparando com os primeiros jogos que fiz , é uma diferença abismal .
Quão importantes têm sido os jogos na equipa B para o seu crescimento ? Esses jogos são muito importantes , porque acabo por ter ritmo de jogo , possibilidade
47 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024