Para tanto, os alunos propuseram a realização de festas com a temática venezuelana nas escolas das cidades que acolheram os refugiados recolhendo, assim, doações. Com a intenção de envolver os estudantes das escolas, sugeriu-se que cada turma montasse uma barraquinha e vendesse algum alimento ou item, a fim de arrecadar dinheiro para auxiliar os venezuelanos.
CONHEÇA AS PROPOSTAS DE AÇÕES DIGITAIS DOS ALUNOS PARA CADA TEMA:
Educação
Sugestão de realizar uma gincana online com alunos das escolas municipais e estaduais, entre o sexto ano e terceiro ano do ensino médio, que estão recebendo os jovens refugiados. As atividades da gincana seriam transdisciplinares, com temas como: xenofobia, história, política e econômica do país dos refugiados, entre outros.
Cultura
Desenvolvimento de um aplicativo de geolo-calização, voltado aos venezuelanos, com um mapa contendo os pon-tos turísticos e culturais da região.
Trabalho
Os alunos propuseram a criação de um aplicativo de trabalho, no qual as empresas da região que desejarem contratar refugiados, pudesse divulgar vagas os mesmos.
Sensibilização
Com o objetivo de conscientizar a população, os alunos sugeriram o roteiro de um curta-metragem que conta toda a trajetória de um dos refugiados. A trama apresentaria a realidade do país e os motivos que levaram o refugiado a ter que abandonar sua família e vir para o Brasil. Assim, seria mostrado sua trajetória até aqui e os desafios que encontrou após sua chegada. Esse curta seria divulgado como vídeo nas redes sociais da ASAV.