Na cadeira de Comunicação Digital Interativa do curso de RP, ministrada pela professora Cíntia Carvalho, os alunos receberam uma missão de uma das representantes da ACNUR na ASAV, Karin Kaid Wapechowski para estruturar ações para a ASAV. A ideia foi realizar, em plataformas digitais, atividades que auxiliem na interiorização dos refugiados venezuelanos.
Educação, cultura, trabalho e sensibilização foram os focos destas ações. Divididos em grupos, os alunos realizaram um planejamento detalhado especificando não apenas como seria cada projeto,mas qual o objetivo do mesmo, as personas, contatos dos stakeholders e os demais elementos que auxiliaram nos projetos, deixando-os mais
lapidado e prático possível. Esses planejamentos foram apresentados para a representante da ACNUR, que avaliou a viabilidade de cada proposta e deu sugestões de melhorias para deixar os projetos executáveis.
Além das ações de comunicação digital, os alunos tiveram o desafio de elaborar uma atividade para os refugiados que estão finalizando o período de apoio de seis meses e terão que alugar moradias e desenvolver habilidades de sobrevivência no Estado. O objetivo desta atividade foi conseguir doações materiais ou financeiras para que os refugiados possam montar enxovais e construir seus lares.
CULTURA, EDUCAÇÃO, TRABALHO E SENSIBILIZAÇÃO NA INTERIORIZAÇÃO
Levando as dificuldades dos refugiados ao digital
Gabriel Domingues, Iohana Feldmann e Régis Follmann
Foto de divulgação