Direito e Informação na Sociedade em Rede: atas Direito e Informação na Sociedade em Rede: atas | Seite 513

legislação, somado ao grande volume de documentação. Os critérios de avaliação( propósito da obra, autoridade, alcance da obra, precisão, arranjo, tipos de dados incluídos, atualização, acesso através de remissivas e índices, formatos e outras características especiais) procuram abarcar os formatos impresso e digital embora sejam mais facilmente observáveis no formato impresso( p. 143-146).
Fontes de informação jurídica, de acordo com Barros( 2004) são locais onde podem ser obtidas informações úteis para o trabalho do bibliotecário ou pesquisador, podem estar fisicamente na biblioteca ou não, e“ podem ser representadas por pessoas, instituições, empresas, cartórios, obras de referência, serviços e sistemas de informações, bases de dados, etc.”( p. 209).
“ Procurando agulha num palheiro? vá ao agulheiro”. Esta imagem de Kfouri( 2015) traz uma das visões do profissional do direito no identificação e seleção de fontes de informação:“ No cipoal de normas, e com tal volume de informações disponíveis, a realização da pesquisa nos dias atuais não reside mais em tão somente encontrá-las, mas principalmente em saber selecioná-las para os fins almejados”( p. 149). Ressalta ainda a importância de avaliar a confiabilidade, completude e atualização da fonte( p. 157).
Do ponto de vista do profissional da informação, Passos e Barros( 2009) sistematizaram as diversas e variadas fontes de informação para a pesquisa jurídica, compilação que norteou o presente estudo.
É imprescindível considerar as fontes de informação no ambiente digital. Sobre o processo de comunicação cientifica no ambiente digital, Gomes( 2012) apresenta os traços do quadro tradicional de comunicação científica e destaca que este modelo“ representa apenas em parte os fluxos informacionais, as atividades e as fontes que dele resultam”. As tecnologias de informação e documentação alteram o quadro porque
[...] aceleram seus fluxos, modificam a cadeia documentária, suprimindo alguns dos seus elos e suprimem também os suportes da informação. Por meio elas as fronteiras entre a comunicação formal e informal são enfraquecidas. Elas fazem nascer novas fontes( algumas são um híbrido de informação e comunicação, como as listas de discussão, os chats, etc.) e são responsáveis pelos novos espaços de armazenamento e difusão da informação científica( blogs, bibliotecas virtuais e digitais e, mais recentemente, os repositórios digitais). Elas têm igualmente o potencial de tornar mais vasto o alcance da informação e o seu acesso, embora seja imprescindível considerar o fato de que os bits se deterioram ao longo do tempo, ou seja, a questão da preservação digital requer muitos estudos e ações( p. 186-187).
2.3. Necessidade de informação e pesquisa“ fora da caixa”
A busca de informação jurídica em fontes de informação é gerada por diferentes necessidades de informação. Taylor( 1968 apud Souto, 2010) identifica quatro níveis de necessidades informação: visceral( um vago sentimento de insatisfação relacionado a uma necessidade não externalizada), consciente( descrição mental, com questões genéricas, vagas e às vezes ambíguas, da questão que causa a inquietação no indivíduo), formalizado( expressão racional da necessidade de informação, podendo ser representada em uma pergunta) e adaptado( a questão às vezes reformulada e apresentada ao sistema de informação)( p. 82).
501