3ª fase - Fase do Consolidação
Apesar de não haver perda de peso nesta fase, ela é absolutamente necessária para evitar o efeito sanfona, nela são lentamente incluídos novamente todos os alimentos.
Não há mais transição. Proteínas e legumes podem ser consumidos à vontade. Agora são permitidos diariamente: uma porção de fruta, duas fatias de pão integral e uma porção de queijo.
Duas porções de amido por semana, duas refeições livres por semana e ainda, uma a duas vezes por semana, cortes de carne mais gordos. Para garantir a segurança da manutenção do peso na fase de consolidação, é necessário um dia da dieta de ataque por semana, que ele recomenda a quinta-feira, que deve ser feita perfeitamente, sem falta.
A prescrição é de 25 minutos de caminhada por dia, e o farelo de aveia segue com duas colheres de sopa por dia.
Esta fase deve durar 10 dias por quilo de peso perdido.
4ª fase - Fase da Estabilização Definitiva
A alimentação é livre seis dias por semana, e o equilíbrio alimentar é recomendado, tomando por base os alimentos da fase de consolidação. São apenas cobradas três medidas a serem seguidas para o resto da vida: A primeira delas é seguir com a Quinta-feira Proteica, a segunda é o abandono definitivo dos elevadores e a terceira é o consumo diário de três colheres de sopa de farelo de aveia.
Neste dia em que for feita a dieta de ataque, é necessária a ingestão de 2 litros de água. Nos outros dias, mantém-se 1,5 litros. A caminhada diária deve ser de 20 minutos por dia.
Esta fase é a última do método, e tem como objetivo impedir a volta ao sobrepeso.