Contemporânea Contemporânea #11 | Page 21

Christian M. Mwewa

Professor nos Programas de Pós-graduação em Educação, mestrado (CPTL), mestrado e doutorado (FAED) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorado em Ciências da Educação (UFSC) com estágio doutoral na Université Paris 1 Pantheón-Sorbonne. Contramestre de Capoeira pelo grupo de capoeira Beribazu. Líder do Grupo de Pesquisa “Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea” (EduForp/CNPq).

21

RACISMO NO ESPORTE

[1] GARCIA, Maria Fernanda. Capoeira já foi crime no Brasil, previsto no Código Penal. Observatório do Terceiro Setor, São Paulo, 27 jul. 2020. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/capoeira-ja-foi-crime-no-brasil-previsto-no-codigo-penal/#:~:text=Art.,incutindo%20temor%20de%20algum%20mal. Acesso em: 9 jul. 2023

[2] Ver HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

[3] Mwewa, C. M., Silva, A. S. da, & Rando, J. S. (2022). Notas sobre a configuração do social e a indústria cultural como mediação. Perspectiva40(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e76759

[4] Utilizamos “deus” com letra minúscula para atestar que não existe um único “Deus”, mas sim diversos e diferentes “deuses” que representam cada crença e religiosidade. Agradeço a dica da professora doutora Norma da Silvia Trindade, com quem mantemos interlocuções macumbísticas e capoeirísticas, com afeto.

Alex Sander da Silva

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC – Brasil.

Juliani L. C. Ferreira

Doutoranda em Educação (UFMS/Campo Grande); Mestra em Educação Científica e Matemática (UEMS), especialista em Pedagogia Social (USP) e graduada em Pedagogia (UFMS). Membro do Grupo de Pesquisa “Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea” (EduForp/CNPq) e Técnica em Assuntos Educacionais na UFMS.

Aline Ortega Soloaga

Doutoranda em Educação (UFMS/Campo Grande); Mestra em ciências do Movimento; Especialista em Ergonomia e Saúde do Trabalhador; Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Técnica de Laboratório Órtese e Prótese da UFMS. Faz parte do Projeto Medalha e do Grupo de Pesquisa Pensare. Tem experiência na área de Fisioterapia em Dermatofuncional, pós-operatório de cirurgias plásticas.