Congresos y Jornadas Didáctica de las lenguas y las literaturas. | Page 522

considerados aspectos importantes. As participantes têm uma relação profissional, já que trabalham no mesmo centro de pesquisa. Além disso, têm uma relação de grande intimidade.
O método de coleta de dados para este trabalho consistiu em um primeiro momento em falas individuais, em segundo lugar, em uma conversação semi- conduzida entre a pesquisadora e os participantes.
5. Resultados
Para a apresentação dos resultados, pretendemos dividi-los em duas análises. A primeira, seguindo a teoria da Gramática do Design Visual( KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) para analisar as metafunções representadas no texto visual. Em segundo lugar, a análise das competências comunicativas partindo da explicação sobre a competência comunicativa segundo as subcategorias apresentadas por Santos Gargallo( 2015) tanto no texto visual como na produção oral dos sujeitos.
5.1. Análise das imagens a partir das metafunções representacional e composicional da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen
A metafunção representacional considera os participantes da imagem que estão em interação e envolvidos em processos de ação, nomeados“ doings” e eventos, nomeados“ happenings”.
Os elementos considerados como participantes, em conjunto com outros elementos como, processos e circunstâncias, exercem ações, as quais são representadas na imagem, na ordem seguinte: dançar, se despedir, trocar de roupa, se lavar o rosto, dormir, acordar, escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, tomar o café da manhã e se despedir. A relação entre eles cria a estrutura narrativa na imagem analisada, já que existe a representação de ações.
As estruturas narrativas são caracterizadas por terem dinamicidade, o participante está continuamente realizando uma ação, agindo, portanto utiliza-se a voz ativa no texto oral para expressar as ações do participante. A imagem representa uma realidade cultural do ocidente, a qual é percebida pelos aprendizes a partir das suas próprias experiências.
1287