Os professores na educação a distância e as suas funções
Angélica Ilha Gonçalves angelllig @ yahoo. com. br Universidade Federal de Santa Maria( UFSM) Santa Maria, Brasil.
Resumo
Desde 2006, o Brasil vem desenvolvendo cursos de graduação a distância através da Universidade Aberta do Brasil( UAB). Considerando que esta modalidade ainda é recente no país, especialmente no sistema público, e que muitas perguntas surgem sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância, este trabalho tem por objetivo investigar o que dizem os documentos oficiais sobre o papel dos professores que trabalham na educação a distância( EaD), e o que pensam os professores sobre as suas próprias funções nesta modalidade. Para isso, a base teórica é orientada por documentos oficiais( Resolução CD / FNDE n º 26, de 5 de junho de 2009, Manual de Atribuições dos Bolsistas e Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, de 2007), assim como por autores como Belloni( 2006) e Neves e Fidalgo( 2008). Os participantes da pesquisa foram três professores de uma universidade federal do Brasil, sendo dois professores tutores e um professor formador. Tais participantes trabalharam em um curso de Letras Espanhol a distância, em uma disciplina intitulada Espanhol I.
Palavras-chave: EaD. Professores. Funções.
Introdução
Os novos suportes da informação, produzidos através das tecnologias da informação e comunicação( TICs), permitiram o desenvolvimento da educação a distância( EaD) online. Ainda que, atualmente, se discuta mais sobre este tipo de educação, na década de 1970 países como Inglaterra, Espanha e Venezuela já haviam criado suas primeiras universidades abertas( ALVES, 2009).
No Brasil, por outro lado, isso só ocorreu em 2006, com o Decreto n º 5.800, de 8 de junho. Como consequência, muitos cursos de graduação começaram a ser oferecidos totalmente a distância, como é o caso do curso de Letras Espanhol. Ao considerar este contexto diferente em que o professor adquire um novo papel, neste trabalho, se
698