Congresos y Jornadas Didáctica de las lenguas y las literaturas. | Page 327

linguístico-discursiva em Português Língua Estrangeira, levando em consideração a problemática das operações de textualização presentes nas produções textuais dos alunos. Palavras-chave: O discurso do professor; Aula de gramática; Ensino e aprendizagem da coesão nominal.
1. Considerações Iniciais
Neste trabalho reunimos os resultados das pesquisas de mestrado de SOUSA( 2013) e SILVA( 2015) e que tiveram, respectivamente, como foco a análise do discurso do professor produzido em sala de aula, em situação de ensino da análise linguística e a análise dos textos escritos por estudantes de Português Língua Estrangeira( doravante PLE). Ambas as pesquisas fazem parte de um projeto maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada – GEPLA. Este grupo tem, como um dos seus cernes de pesquisa, o ensino e aprendizagem em PLE e a formação de docentes voltados para essa área. Como uma de suas ações, o GEPLA promove, semestralmente, o Curso PLE: língua e cultura brasileiras, que se configura como uma oportunidade considerável a fim de tentar atender às demandas de pesquisas e ensino na área, se constituindo um espaço de ensino de PLE no Departamento de Letras Vernáculas.
O desenvolvimento deste projeto garante que tenhamos um ambiente de pesquisa no qual discutimos vários aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de línguas, a formação do professor por meio da discursivização das práticas docentes assim como às reflexões dessas práticas, que se caracterizam como autorreflexões( LEURQUIN, 2013). Em relação ao papel que a linguagem desempenha nas diversas atividades, como aponta a pesquisa de SILVA( 2015) sobre a importância que o texto escrito possui nas atividades sociais dos estudantes estrangeiros bem como do professor, através de seu discurso, ao longo de sua prática de ensino, influencia a produção de textos dos alunos que necessitam se comunicar tanto no meio acadêmico quanto fora dele.
Desta forma, é através de textos que eles se comunicam nas diferentes atividades sociais, principalmente na academia. Contudo, o texto desses estudantes, muitas vezes, apresentam elementos de textualização com algumas inadequações na construção de séries anafóricas. Assim, de acordo com o contexto social no qual estão inseridos, esses estudantes precisam desenvolver as capacidades de linguagem em PLE para contribuir
327