10 < bate-papo conexão varejo • março / abril / 22
O PRESENTE E O FUTURO DO VAREJO
O presidente eleito do Sindilojas Porto Alegre , Arcione Piva , tem a missão de seguir auxiliando os varejistas locais a se adaptarem a um mercado em evolução constante e cada vez mais rápida . Nesta entrevista , confira a avaliação do novo dirigente acerca de temas que têm ganhado cada vez mais relevância no setor .
Os hábitos de consumo mudam com maior velocidade no mundo todo . Como você percebe isso no varejo local ? A principal mudança percebida é o meio utilizado para a aquisição de bens , com o crescimento do digital , da compra pelas redes sociais , como o WhatsApp , Instagram e Facebook , e sites . Com a pandemia , essa que já era uma tendência forte foi acelerada e modificou de forma significativa a maneira de consumir . Outra mudança percebida refere-se ao consumo de vizinhança , com compras mais rápidas e frequentes , feitas principalmente perto de casa . Esses consumidores preocupam-se com o desenvolvimento do comércio local e em diminuir os impactos ambientais e sociais ao seu redor .
Temas como hiperconectividade e experienciação estão em alta no varejo . Como você avalia esses assuntos no dia a dia do nosso comércio ? O mundo , e especialmente o varejo , é feito de ciclos , e neste momento estamos vivendo o ciclo da experiência . Com tantos meios de se conectar com as lojas , o que mais vai fazer diferença é a experiência que o cliente vai ter nos diferentes tipos de contato com a marca , independentemente da modalidade : digital ou presencial . E ainda com o digital cada vez mais forte , devemos lembrar que a loja seguirá sendo usada pelos consumidores para conhecer o produto que depois vai ser comprado online . Quanto à hiperconectividade , esse , sem dúvida , é um caminho sem volta . É preciso estar preparado para as novas formas de se relacionar com os consumidores , e o Sindilojas POA pode auxiliar os lojistas a entender e a agir nesse contexto .