3
contabilidade
O contador, além de ter domínio nas funções técnicas da contabilidade, também deve possuir valores éticos e de responsabilidade social, buscando assertividade em sua comunicação e nas relações interpessoais, sabendo atuar de forma consciente e com visão da importância de suas ações tanto para as empresas, quanto para a sociedade como um todo.
O contador do futuro precisa dominar o uso das ferramentas de processamento de dados, tendo controle dos diversos sistemas de informações contábeis. Deve estar sempre atento e apresentar resiliência frente às mudanças legais, normativas e aos avanços tecnológicos e de mercado.
Você, enquanto acadêmico do curso de Ciências Contábeis, deve ter convicção do profissional que pretende exercer e estar ciente da sua reponsabilidade profissional. O seu sucesso depende do quanto você está disposto a aprender, a inovar e a se reinventar sempre que o ambiente, o fisco e a sociedade demandarem.
Uma das principais preocupações do profissional da contabilidade hoje é com a expansão da Inteligência Artificial - IA, e sobre a possibilidade da extinção da profissão. Essa é uma ideia equivocada, que não considera fatores relevantes, como o complexo sistema tributário brasileiro, a terceirização das obrigações do fisco para os escritórios (e-social, sped), o aumento da demanda de auditores nos casos de corrupção, a necessidade de analistas das informações contábeis, e de consultores.
A operacionalidade do trabalho contábil pode ficar escasso ou até deixar de existir, mas se abrirá uma nova gama para a atuação do contador, que exigirá muito mais conhecimento, dedicação e visão global dos negócios. A transformação digital tem feito com que o profissional contábil seja chamado a sair do nível operacional e se aproximar de um nível mais estratégico nas organizações (BREDA, 2019).
janaina assis