CONECT - JORNAL DE CONTABILIDADE, FINANÇAS E NEGÓCIOS - 2ª EDIÇÃO 02 | Page 4

4

contabilidade

Janaina assis

Nesse sentido, o fato é que a profissão está se reinventando e os contadores deverão caminhar com ela. Será necessário que esse profissional se torne também um gestor, com conhecimento amplo das diversas áreas da contabilidade, um profissional multitarefa, que atuará com a aplicação de seus conhecimentos e não apenas com a mecanização e a realização de operações rotineiras.

Devemos enxergar a inteligência artificial como uma ferramenta que auxiliará nosso trabalho, trazendo maior agilidade e rapidez na geração de informações, permitindo otimização de tempo e de recursos, promovendo maior foco na análise de informações, na gestão do negócio e no desenvolvimento de estratégias, assim como ocorreu com a evolução da tecnologia e com o surgimento dos softwares. Duarte (2018) traz a ideia de Lopes Sá, que afirma que não é a profissão que se extingue, mais sim uma das funções que consome muito o nosso tempo e nos impede de exercer a verdadeira função do contador, que é o de consultor e emissor de opinião.

Nessa nova era seremos os contadores 2.0, produtos do avanço digital e da 4° revolução industrial. Contudo, Breda (2019) alerta sobre os riscos que existem nesse processo, principalmente ao considerarmos a velocidade na qual estão ocorrendo, visto que a inteligência artificial é um tema relativamente novo no cenário contábil e ainda desperta muitos debates quanto aos aspectos éticos, sociais e morais que envolvem seu uso. O autor destaca que questões quanto aos limites e falta de status moral da IA são pontos que devem ser amplamente discutidos no âmbito da contabilidade.

Com essas observações, a principal conclusão na qual podemos chegar é a que você escolheu a profissão certa, no momento certo, e que precisamos nos preparar para todas as possibilidades, pois, quando o momento chegar, o mercado não irá esperar até que estejamos prontos.

DUARTE, R. D. Contabilidade consultiva existe?. Disponível em:< https://lmfcontabil.com.br/noticias/artigos/2018/07/13/contabilidade-consultiva-existe.html> Acesso em 12 de junho de 2019.

BREDA, Z. I. Uma reflexão sobre os impactos da tecnologia na Contabilidade. Disponível em:<https://cfc.org.br/destaque/uma-reflexao-sobre-os-impactos-da-tecnologia-na-contabilidade/>. Acesso em: 12 de junho de 2019.