CONECT - JORNAL DE CONTABILIDADE, FINANÇAS E NEGÓCIOS - 2ª EDIÇÃO 02 | Página 2

2

contabilidade

CONTADOR DO FUTURO

Janaina assis

Você provavelmente fez pesquisas, conversou com colegas ou com profissionais que atuam na área e, talvez, até tenha realizado alguns daqueles testes vocacionais disponíveis na internet.

Nosso primeiro pensamento quando falamos em contabilidade é de que corresponde a uma área que exige um profissional racional, objetivo, concentrado e que adora cálculos. Estas habilidades não estão erradas, mas estão longe de ser as principais características, principalmente ao considerarmos as perspectivas que a profissão contábil tem para o futuro.

Aquela visão de um profissional engessado, cercado de papéis, números, datas e prazos a serem cumpridos, deve, aos poucos, ser deixada para traz, e você precisa direcionar o sua postura e sua mente para atender a necessidades mais amplas, buscando um conhecimento profundo sobre o gerenciamento das informações contábeis e o processo de tomada de decisões.

Enquanto futuro contador, tenha em mente que você precisa ser dinâmico, versátil, crítico e analítico, capaz de gerenciar a contabilidade de entidades de forma mais participativa no processo decisório, buscando identificar, controlar, analisar e solucionar os problemas que surgem nas organizações, prestando assessoria e orientando no estabelecimento de estratégias empresariais.

Ao escolher cursar Ciências Contábeis, você provavelmente levou em consideração uma série de fatores, como suas habilidades e aptidões, suas perspectivas profissionais, seu entendimento da profissão contábil.