COMPETÊNCIAS DOCENTES COMPETÊNCIAS DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | Page 8

devolver algo à sociedade, tem que devolver algo aos alunos, algo para o pesquisador mas para a coletividade. Uma pesquisa que é feita só para o pesquisador não é fértil, não leva você a lugar nenhum. Por mais bonito que seja o tema e o problema se ele não tiver uma capacidade de retorno prático não vejo nele uma grande discussão. Não quer dizer que toda pesquisa tenha que ser aplicada, mas que ao menos ela tem que ter uma reconstrução ou nutrir novos debates que sirvam à sociedade.
5. Como funciona a cultura de publicação de livros e artigos na instituição onde ensina? Res: Na realidade, cada dia mais é necessário que a instituição tenha incentivos. Estamos agregando agora no nosso plano de carreira um sistema de incentivos para a produção de livros e artigos, mas ainda está na fase de construção. Porque não pode ser uma construção para simples remuneração. É preciso despertar o espírito pesquisador. Este é o grande problema. Eu vejo muito no Brasil pesquisas apenas por pesquisar, você tem um tema sem o debate, o amor pela solução, pela retroalimentação do conhecimento. É muito perigoso o que vejo em algumas universidades públicas em que há um simples cumprimento de meta,“ bati um artigo, dois artigos” sem preocupação com o que você produziu. Para mim, esse é o maior desafio.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Entrevistador: Flávio Pereira
1- Quem será entrevistado? Professora: Maria do Horto Fontoura Cartana Link do Currículo Lattes: http:// lattes. cnpq. br / 7428154512184275 2- Ferramenta de comunicação a ser utilizada: Será utilizado o e-mail como ferramentas de interação, porém será realizado o convite via telefone / e-mail. 3- Perguntas elaboradas pelos entrevistadores, referentes à atuação no ensino superior( ensino, pesquisa, extensão, gestão, relações institucionais ou representação).
a. Qual ou quais instituições o( a) senhor( a) atua como docente? Metodologia do Ensino Superior com TIC