COMPETÊNCIAS DOCENTES COMPETÊNCIAS DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | Page 6

Resp: Definitivamente não. Por maior que seja a boa vontade, nenhum docente foi preparado tecnicamente para assumir desafios que envolvem a instituição e acabam tendo desdobramentos para a vida pessoal, como por exemplo a questão da responsabilidade fiscal, patrimonial, etc. Nenhum docente teve treinamento de sistemas de gestão federal, funcionamento de auditorias, controladorias, etc... São itens que são aprendidos no exercício, e às vezes às duras penas...
5. O senhor teve alguma preparação / formação específica para atuar na Próreitoria? Resp: Não tive formação específica no âmbito da instituição, exceto treinamentos internos, após já estar na função. Ajudaram muito a realização da minha missão a experiência anterior de trabalho em rotina admnistrativa em Cartório, além de estudos pessoais na área de liderança em instituições como Dom Cabral, Amana Key, Sebrae, etc.
6. O senhor acha possível delimitar o locus de atuação do docente universitário, ou a tríade ensino, pesquisa e extensão não é mais capaz de cobrir todas as áreas de atuação do professor? Resp: Definitivamente, esta tríade está ultrapassada. O papel contemporâneo do docente está muito além destas três, ou mesmo deveria envolver novas visões, como responsabilidade social, apropriação de conhecimento, etc.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Entrevistador: Sérgio Coutinho dos Santos Email: coutinho2 @ gmail. com
Entrevistado: Wagner Inácio Freitas Dias Email: wagnerinacio @ gmail. com
Doutorando em Direito, Diretor e professor do curso de Direito da UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos, em Ubá – MG.
Autor de livros de Direito coordenador de coletâneas jurídicas da editora Jus Podivm.
Metodologia do Ensino Superior com TIC