COMPETÊNCIAS DOCENTES COMPETÊNCIAS DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | Page 5

GESTÃO ACADÊMICA UNIVERSITÁRIA
Entrevistador: Mylena Araujo Entrevistado: Prof. Josealdo Tonholo Universidade Federal de Alagoas
1. Como foi sua trajetória em posições de gestão até chegar à Pró-reitoria? Como a experiência nas funções prévias contribui para exercer o papel de próreitor? Resp: Antes de atender ao convite para a Pró-Reitoria, tive a oportunidade de ser membro de colegiado de curso de graduação e PG, além de ser coordenador de PG. Creio que o trabalho acadêmico realizado do âmbito das incubadoras e empreendedorismo inovador permitiu visibilidade e deve ter influído no convite.
2. Os papéis de docente e de gestor são complementares, ou exercer papel de gestor prejudica de alguma forma as atividades em sala de aula? Resp:. Exercer a função administrativa é importante para ter um maior conhecimento da Universidade. Apesar da evidente concorrência quanto à agenda- o gestor não tem agenda própria- observei que o melhor conhecimento da UFAL me permitia desempenhar com mais objetividade o papel de docente. Destaque-se que em 7 anos de gestão, na condição de pró-reitor, nunca tive carga horária reduzida ou suprimida... sempre ministrei de 10 a 14 horas de aulas( em sala, na G ou PG).
3. O senhor considera que existem competências que deveriam ser consideradas pré-requisitos para assumir funções de gestão ou as habilidades podem ser aprendidas no exercício da gestão? Resp: Algumas habilidades como capacidade de ouvir e se comunicar dificilmente são aprendidos no exercício da função. Aspectos administrativos, fluxos de processos, etc, podem ser aprendidos.
4. A gestão universitária exercida por docentes hoje no Brasil pode ser considerada profissionalizada? Os gestores são preparados para gestão?
Metodologia do Ensino Superior com TIC