comunidade, da região, etc. É na graduação que se desenvolve o gosto e as competências básicas para a pesquisa. Tenho visto produções de IC relativamente bem melhores que algumas teses e dissertações.
5. Tudo que é produzido na academia, denominado pesquisa, pode ser chamado de produção científica? R: O fato de se rotular como“ produção científica” não é suficiente. Em ciência, o argumento da autoridade não tem muito valor. O mais importante não é o nome do pesquisador, sua titulação, sua instituição, mas sim o que ele ou ela produz e publica. Uma produção validade pelos pares, através da avaliação cega, em revistas conceituadas e em congressos científicos. E também no modo como a produção é consumida, através de citações noutros artigos, aproveitamento por empreendedores, empresas júnior, etc.
6. Como um professor pode minimizar, eliminar ou prevenir-se contra o plágio nas produções de seus alunos? R: O plágio é uma das pragas da ciência, com uma longa história. Ocorre em maior ou menor grau em qualquer instituição. O importante é detectar logo e punir exemplarmente quem plagia. Hoje existem excelentes ferramentas para detecção de plágio, aliadas ao olho experiente do orientador acadêmico, do leitor da pesquisa científica. Esse é um tema que deve fazer parte da formação acadêmica e ética do pesquisador, desde sua experiência na Iniciação Científica.
7. Quais os principais desafios que o professor do ensino superior das universidades brasileiras enfrenta quanto à produção e divulgação científica? R: Quando a produção for de boa qualidade, a divulgação decorre sem muita dificuldade. No Brasil ainda há falta, em várias áreas, de bons jornais científicos. O Qualis( sistema de avaliação de periódicos, idealizado e mantido oficialmente pela CAPES) tem sido um dos parâmetros para melhoria nessa área.
8. Você tem várias publicações, livros, capítulos de livros, artigos, enfim uma expressiva produção científica. Quais os desafios com relação à produção e
divulgação científica no Brasil?
Metodologia do Ensino Superior com TIC