COMPETÊNCIAS DOCENTES COMPETÊNCIAS DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | Page 35

qual foi a sua principal impressão ao voltar ao meio acadêmico não mais como orientando( estudante), mas como orientador de estudantes? R: Era o que eu esperava, sempre fiz uma projeção dos perfis de contribuição a partir meu ofício, a partir da minha formação, como minha busca pelo saber, pela participação das classes sociais nas decisões e ainda revisão contínua das mesmas.
7. Quais são as principais dificuldades enfrentadas durante o processo de orientação? Como as enfrenta? R: Calendário letivo, sucateamento da universidade, incluo para tanto a biblioteca e relacionados, biblioteca setorial defasada, salas para pesquisa e laboratórios de informática, todos esses itens convergem para processo e orientação difícil, para não dizer limitado.
ORIENTAÇÕES E SUPERVISÕES DOCENTES
Entrevistadoras: Maria Gisélia; Carla Glycia
Quem será entrevistado: Professor Miguel Ângelo da Silva – Universidade Federal de Ceará Ferramenta utilizada na comunicação: Primeiro contato pessoal, para entrevista, email.
IDENTIFICAÇÃO: Quanto tempo de docente universitário? R: Há 7 anos de experiência Área de atuação? R: Contabilidade e Matemática Projetos desenvolvidos? R: Nenhum, só participação. N º currículo vitae. http:// lattes. cnpq. br / 3070833463557503
Questões 1. Um dos principais papéis do docente universitário, além do ensino, gestão, Produção científica e pesquisa, é a orientação de estudantes, desde a graduação até o doutorado. Neste contexto, qual foi a sua principal impressão ao voltar ao meio
Metodologia do Ensino Superior com TIC