Pedro Nunes | Para cada um desses projetos de pesquisa e orientações de teses ou dissertações deve existir foco e dedicação para cada trabalho. O tempo deve ser otimizado e valorizado. A maturidade acadêmica conquistada com a experiência de pesquisa no ensina a discernirmos com maior rapidez, a detectarmos falhas com facilidade... e a operarmos com elipses( condensações). A experiência ou vivências compartilhadas de pesquisas e orientações possibilita esse timing que se vincula a uma caminhada em determinada área. Um pesquisador com o tempo se transforma em uma liderança irradiadora. È uma espécie de farol que ilumina, compartilha conhecimentos, questiona mas que também aprende com cada realidade especifica. Cada orientando traz desafios para o orientador. Cada orientador ao seu modo pode ser capaz de desvendar complexidades de pesquisa de seus orientandos. Há limites para os projetos simultâneos. O pesquisador, as pesquisadoras devem operar com a ciência de suas responsabilidades e com a ética enquanto fundamento da pesquisa.
6. Quais entraves enfrenta como pesquisador? Pedro Nunes | Poucas universidades brasileiras possuem uma política de pesquisa enquanto diferencial do processo de formação acadêmica na graduação e pósgraduação. Há esforços singulares de Grupos de Pesquisas que se destacam no cenário nacional. Como vimos, não há uma política de estado que priorize investimentos de recursos financeiros na pesquisa. Há uma distribuição desigual de recursos seguido de cortes. Então esses entraves são constantes em cada universidade das diferentes regiões. A iniciativa privada brasileira pouco investe na pesquisa e aguarda ansiosa dos frutos das pesquisas de nossas universidades brasileiras. Há entraves para intercâmbios internacionais, entraves para traduções de artigos e livros para outros idiomas, entraves para participações em bancas de pesquisadores de universidades estrangeiras e assim por diante. Alguns entraves resultam em redirecionamentos e reconfigurações do trabalho enquanto pesquisador.
7. Que atividades realiza na Coordenação de Grupo de Pesquisa? Pedro Nunes | Um grupo de pesquisa envolve vários projetos e diferentes pesquisadores e orientandos. Podemos contar com pesquisadores de diferentes instituições em um memomGrupo de Pesquisa. Há nessa diversidade de projetos uma diretriz que abarca o foco e escopo de cada Grupo de Pesquisa. Há uma autonomia para
Metodologia do Ensino Superior com TIC