Metodologias da Comunicação, realização do trabalho dissertativo de Mestrado, tese de doutorado e trabalhos de Pós-doutorado. Essa caminhada de aprendizado com a pesquisa auxiliou no processo de orientações de pesquisa no âmbito da graduação e pósgraduação. Atualmente sou editor da Revista Latino-americana de Jornalismo da UFPB cujo corpo de pareceristas é formado por 180 pesquisadores do Brasil, America Latina e Europa. Tudo está relacionado a esse direcionamento inicial da pesquisa que adquire contornos no processo de formação da graduação.
3. Que dificuldades enfrenta na realização de uma pesquisa? Pedro Nunes | Os avanços da Ciência estão relacionados com o desenvolvimento das diferentes pesquisas desenvolvidas em vários campos do conhecimento. É preciso investimentos em Programas de Pesquisa. É preciso investir no processo de formação do pesquisador e aprimorar ainda mais a política de Pós-graduação no Brasil. No Brasil, há avanços e recuos nessa área de desenvolvimento de projetos de pesquisa. Conquistamos determinados avanços econômicos e sociais por meio de pesquisas e iniciativas pioneiras nesse amplo espectro da ciência e tecnologia. Já nos destacamos em algumas áreas por meio das nossas pesquisas e investigações. No entanto há dificuldades para se pesquisar no Brasil por essa falta de investimentos em recursos humanos, infraestrutura, laboratórios, equipamentos especializados, acesso à publicações e inserções no cenário internacional. Então esses problemas afetam o andamento de projetos, limitações de recursos financeiros, redução de bolsas para dedicação a pesquisa dentre outros pontos. A pesquisa em algumas universidades deixa de ser prioridade face aos cortes de recursos destinados à pesquisa.
4. Como administra cenários adversos na pesquisa? Pedro Nunes | Se o pesquisador, por exemplo, compreende que a pesquisa é indissociável do processo de formação acadêmica e que a pesquisa interliga e oxigena o ensino e a extensão acadêmica então o pesquisador deverá saber lidar com as adversidades. Esse cenário requer por parte do pesquisador um esforço muito mais concentrado para lidar com essas variáveis. Deverá continuar envolvido em Grupos de Pesquisa, trabalhar em projetos integrados, publicar com qualidade, orientar a quem pesquisa e estabelecer interlocução com pares nacionais e internacionais.
5. Como administra o trabalho em projetos de pesquisas simultâneos?
Metodologia do Ensino Superior com TIC