oriento sobre a adequação às Normas do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos( CEP).
3. Qual sua experiência de orientação de TCC, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado? R: Possuo 13 orientações de monografias concluídas de conclusão de curso de aperfeiçoamento / especialização, 17 orientações de trabalhos de conclusão de curso de graduação e 4 em andamento. Apesar de ensinar em nível de Pós-Graduação – Mestrado, por alguns motivos de saúde( visão), tive afastamento de sala de aula e não orientei nesse nível. Hoje coordeno, organizo e promovo junto ao departamento de monitoria projetos de iniciação à docência em parceria com empresas locais e de financiamento próprio.
4. Qual o processo de orientação e supervisão do docente exercida ao estudante? Até onde o docente pode executar sua orientação? R: Inicialmente deve-se apresentar um referencial teórico e possibilitar reflexões e discussões de qualidade sobre a temática. Compete ao orientador sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho para que atenda aos critérios da pesquisa científica e zele pela correção da língua portuguesa, desde a elaboração do projeto até a apresentação e a defesa do trabalho de conclusão de curso na área específica.
5. Um dos principais papéis do docente universitário, além do ensino e pesquisa, é a orientação de estudantes, desde a graduação até o doutorado. Neste contexto, qual foi a sua principal impressão ao voltar ao meio acadêmico não mais como orientando( estudante), mas como orientador de estudantes? R: A importância da maturidade intelectual do orientador. Se especializar e aprofundar em uma área do conhecimento e a experiência adquirida por meio da produção acadêmica são imprescindíveis para uma orientação da escrita científica com qualidade.
6. Quais são as principais dificuldades enfrentadas durante o processo de orientação? Como as enfrenta? R: A fragilidade da escrita do discente universitário. As leituras costumam ser superficiais e com o advento da internet, muita citação indevida, sem cunho científico ou cópias de textos anteriores. Utilizo programas para detectar plágios e solicito
Metodologia do Ensino Superior com TIC