COMPETÊNCIAS DOCENTES COMPETÊNCIAS DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | Page 10

R: Estudo dos relatórios da instituição, estudo dos documentos institucionais( contratos de trabalho, TCCs, relatórios de propriedade de imóvel, lista de referências, etc), reuniões com estudantes de diferentes semestres, com funcionários, com professores, com dirigentes das instituições, com pessoal da prática, com mantenedores, etc), discutir com os outros membros da comissão cada item do formulário, preencher o formulário on line de cada aspecto avaliado, elaborar o parecer final e conduzir reunião de fechamento com a instituição.
g. O( A) senhor( a) teve alguma preparação / formação para atuar na atividade de avaliador( a)? R: Sim, participei de 3 cursos de formação.
h. Quanto tempo um docente do ensino superior pode permanecer como avaliador( a) institucional do INEP? R: Não tenho esta informação, mas imagino que seja indefinidamente.
i. O INEP oferece capacitação aos avaliadores institucionais e de cursos? R: Sim, os cursos de formação são realizados pelo INEPE
j. Qual a importância pessoal e / ou profissional como membro de comissão de avaliação institucional do INEP? R: Profissionalmente me trouxe muito mais clareza de como deve ser o ensino superior com qualidade. Além disso me abriu a possibilidade de avaliar cursos de graduação pelo Sistema ARCU-SUR / Mercosul, atividade que realizo na média duas vezes ao ano. Já avaliei cursos na Bolívia, Paraguai e um no Brasil para acreditação Mercosul. Pessoalmente é muito gratificante conhecer outras realidades, outros professores e o Brasil como um todo.
Metodologia do Ensino Superior com TIC