Cinco caminhos ao encontro da ABPj Volume 1º | Page 84

6.4.1 Reflexão e feedback
6.4.1.1 A autoavaliação das OUSADAS
1) Na dimensão relacionada à utilização de novos materiais, currículos e tecnologias foi encontrado o Design Instrucional, a utilização de Aplicativos Plickers e do site Socrative.
2) Na dimensão uso das novas abordagens de ensino, estratégias e atividades foi detectada a utilização de Metodologias Ativas, em particular o Peer Instruction Gamificado através das atividades futebol matemático, torneio de função e quiz de TrigoGeo.
3) Na dimensão possibilidade de mudança nas crenças e pressupostos, que são subjacentes às práticas pedagógicas foi constatado que a inovação acontece no Projeto, mas que ainda não estão presentes de forma efetiva e institucionalizada nos cursos do ITEC, em salas de aula, através do Projeto Pedagógico dos Cursos( PPC) fazendo parte da rotina dos professores.

6.4.1 Reflexão e feedback

A terceira curadoria ocorreu no dia 29 de maio, onde após a entrega da versão parcial do Projeto às professoras, a equipe recebeu o feedback sobre a necessidade de se fazer ajustes no texto para deixar claro a autoria das vozes apresentadas no texto.
Além disso, foi apresentada a avaliação em três frentes: a autoavaliação da equipe, através da aplicação do questionário; a avaliação do Projeto, através de aplicação do instrumento e a avaliação da metodologia ABPj através da tabela construída a partir dos pressupostos de Bender( 2014).

6.4.1.1 A autoavaliação das OUSADAS

Nesse processo foi utilizado como instrumento um questionário com 12 perguntas através de uma escala mensurada em: ausente; presente às vezes, frequente e muito frequente, aplicado aos membros da equipe após a apresentação dos resultados parciais do Projeto.
A autoavaliação forneceu um panorama acerca dos pontos fortes da equipe e os que precisavam ser melhorados. Em relação à dimensão pessoal
84