4.3.1 Criação e desenvolvimento, avaliação inicial e de artefatos
projeto como colaboradores, seja na consultoria para construção dos roteiros ou na participação com os alunos graduandos.
O Roteiro acontece à medida que os professores selecionam quais são os pontos geoespaciais mais relevantes a serem estudados e repassam para os monitores, que são responsáveis pelo desenvolvimento das pesquisas em museus, órgãos públicos, livros e entrevistas que irão embasar a elaboração do roteiro a ser executado.
Posteriormente os resultados das pesquisas são compartilhados entre os alunos colaboradores, onde há troca de informações e, no decorrer deste processo, a coordenadora estimula a discussão dos pontos selecionados e destaca que a escolha deve acontecer de acordo com suas curiosidades e interesses.
A partir dessas escolhas acontece a construção do instrumento“ texto guia” e, em seguida, o trabalho de reconhecimento do espaço, com objetivo de traçar a rota e realizar registros fotográficos, para assim, os monitores iniciarem a pesquisa mais profunda e planejarem um momento que chamam de“ Roteiro Teste”, que objetiva apresentar os resultados das pesquisas durante o roteiro, com o acompanhamento da professora para possíveis orientações, novos questionamentos e sugestões de pesquisas e abordagens.
Também, em seu relato há o destaque para o processo de mudanças significativas no comportamento dos alunos ao trabalhar competências de pesquisa, apresentação, interpretação, escrita e trabalho em equipe. Os alunos se sentem desafiados, tornando-se mais autônomos e preparados.
4.3.1 Criação e desenvolvimento, avaliação inicial e de artefatos
Ao analisar as últimas informações coletadas no projeto, o grupo avaliou a metodologia de trabalho utilizada pela Professora Dra. Maria Goretti e encontrou semelhanças com os procedimentos propostos na metodologia ABPj.
53