Chicane Motores | Page 6

WTCC Prólogo 2016

Com o inicio da nova época desportiva vem a excitação e o entusiasmo renovado. Há novidades para descobrir, promessas a serem cumpridas, domínios a serem mantidos…ou acabados. 2016 promete ser um ano em grande para o WTCC.

Este ano o WTCC dá um salto qualitativo de grande importância. A Eurosport Events está a tomar o rumo certo para que a modalidade se consolide cada vez mais no panorama internacional e a entrada da Volvo é um sinal extremamente positivo.

A marca sueca, que em tempos dominou a cena dos turismos, está agora de volta com um excelente projecto, com potencial para vir dar mais competitividade ao campeonato. Com isso podemos ver que o WTCC começa a ser cada vez mais aliciante para as marcas (os rumores que a KIA estará a preparar o seu ingresso no campeonato mantêm-se) e quem sabe no futuro poderá haver mais interessados. Para já, é a Volvo que dá este passo em frente e até agora as indicações são positivas. O teste conjunto com as outras equipas foi bom, com os S60 TC1 a rodarem em tempos bem próximos dos Citroen, o que é sempre muito animador para quem começa uma nova etapa. A Cyan Polestar, divisão de competição da Volvo, tem muita experência na preparação de carros de turismo dominando por completo o competitivo STCC e tendo até arriscado a passagem nos V8 australianos com sucesso. A equipa tem assim experiência talento e uma boa dupla de pilotos. Embora assumam uma postura humilde de aprendizagem em 2016, tudo indica que o ano de estreia pode ser mais proveitoso do que isso.

A Citroen quer despedir-se em grande do campeonato e mantém a maior parte da estrutura que dizimou a concorrência em 2014 e 2015 e a Honda faz uma aposta ainda mais forte, com um line up renovado e cheio de qualidade, com 3 estrelas do WTCC, além de ter revisto por completo o Civic TC1, esperando desta forma dar as ferramentas necessárias para que os pilotos mostrem as suas capacidades.

A Lada escondeu o jogo até agora, mas tem uma equipa renovada com novos pilotos e uma máquina revista e melhorada.

O WTCC mostra um novo vigor. Depois de uns anos em que o interesse da modalidade cresceu a um ritmo muito lento, o mundial mostra agora uma nova pujança, com 4 equipas de fábrica capazes de lutar pelo titulo, um leque de circuitos excelentes que permitem boas corridas, um grid recheado de talento e potencial. Além disso, o WTCC aposta este ano no conceito MAC3, uma ideia revolucionária que promete animar muito os fãs e quem sabe, poderá vir a ser adoptada por outras categorias. Aos poucos, o WTCC começa a impor-se e começa a mostrar a força que já teve no passado. Será capaz de atingir o potencial que muitos antevêm? Só o tempo o dirá, mas para já os sinais são animadores. Venha 2016!

6