www.colegiodocastanheiro.net/ | 5
Jenny: Boa tarde, António! O que aprendeste nesta viagem, no âmbito da disciplina de Geografia A?
António: Aprendi a ver a dinâmica funcional da cidade do Porto, diferenciar as áreas de residência de classes sociais com mais posses das de classes com menos posses. Também identifiquei alguns problemas dos centros urbanos, tais como o desemprego e a pobreza.
Mariana: Margarida, o que mais gostaste da viagem?
Margarida: Eu gostei mais da visita à Porto Editora porque ficamos a saber como são feitos os nossos manuais escolares. Os funcionários receberam-nos muito bem e até nos deram uma prendinha no final! (risos) A visita foi dividida em duas partes: primeiro, explicaram-nos como eram fabricados os livros e, depois, fizemos uma visita à fábrica. Também gostei muito da peça de teatro “Avenida Q”, no Teatro Sá da Bandeira. Era de comédia, muito divertida, e o elenco era constituído por atores conhecidos.
Jenny: E tu, António?
António: Eu gostei muito do passeio no Yellow Bus, pela cidade do Porto, da visita ao museu World of Discoveries e do jantar no restaurante “DeGema”, onde foram servidas francesinhas e “o melhor hambúrguer de sempre”, segundo a Margarida.
Mariana: Tiveram que realizar algum trabalho acerca da viagem?
António: Sim, um relatório para relacionar o que aprendemos na aula com o que vimos no Porto.
Jenny: Gostariam de lá voltar? Porquê?
Margarida: Sim! Para voltar a ir ao “DeGema” e fazer atividades que não chegamos a realizar, como a visita à Livraria Lello, a subida à Torre dos Clérigos e o Cruzeiro das 6 Pontes.
Jenny: Muito obrigada pela entrevista e até à próxima!
Visita de Estudo ao Porto
No passado dia 22 de fevereiro, os alunos do 11.º ano, turma 3, do Colégio do Castanheiro, realizaram uma visita de estudo ao Porto, que durou 4 dias, no âmbito da disciplina de Geografia, juntamente com as docentes Ana Rita Prestes e Carina Silva.
As alunas Jenny Quilumba e Mariana Arruda, do 7.º2, foram saber um pouco mais sobre esta atividade, junto dos colegas Margarida Raposo e António Menezes.
Eu, Ana Janeiro, aluna do 4.º 1, quando participei nas eliminatórias dos jogos matemáticos na sala de aula, pensava que nem à turma ia ganhar porque não sou assim tão boa a matemática e havia muita gente boa na minha turma. Foi um pouco complicado, mas acabei por vencer, ainda que com algumas dificuldades.
No torneio a nível regional, não estava muito nervosa porque aquele sítio me era familiar. Fiquei muito admirada quando fiquei em primeiro lugar no jogo “Cães e Gatos” e fiquei emocionada ao vencer. As dificuldades que senti valeram a pena.
Depois, participei no campeonato a nível nacional, disputado em Torres Vedras. No aeroporto senti-me muito mais nervosa do que das outras vezes porque só aí é que percebi que não ia ser tão fácil como eu pensava. Apesar da minha classificação não ter sido a melhor de todas, diverti-me imenso e gostava muito de poder repetir esta experiência fantástica.
Eu, Rafael Medeiros, aluno do 3.º 2, participei na final do jogo “Rastros”, representando os Açores e o Colégio do Castanheiro.
Esta foi uma experiência muito positiva para mim , uma vez que tive a oportunidade de jogar contra os melhores, o que tornou todas as partidas muito competitivas. Gostei de conviver com o professor Pedro e com os outros alunos, de ter participado em várias atividades existentes na escola, especialmente numa aula de culinária, e de visitar uma feira de minerais, com minerais de várias partes do mundo.
Vou trabalhar com o objetivo de tentar participar novamente nos Jogos Matemáticos, pois gostaria de repetir uma vez mais esta experiência.
A edição de 2018 dos Jogos Matemáticos realizou-se no dia 16 de Março, em Torres Vedras.