CCNEWS 2 | Page 4

www.colegiodocastanheiro.net/ | 4

FILM CORNER

O filme é interessante, visto que evidencia o esforço de um pai em manter a esperança do filho, mostrando-lhe que a vida é bela, mesmo num dos piores cenários. É uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial, em pleno horror nazi.

Apesar de termos gostado do filme, consideramos o final triste, uma vez que a personagem principal morre.

Em que consistiu esta atividade?

Esta atividade consistiu num jogo. Os alunos, em grupos, recebiam um “passaporte”, com a indicação de diferentes postos espalhados pelo Colégio onde teriam de parar para responder a questões ou resolver pequenas atividades. Após percorrerem todos os locais indicados no “passaporte”, dirigiam-se à meta. O primeiro grupo a concluir e a ter mais pontos, pelo bom desempenho nos postos, era o vencedor.

Como surgiu a ideia de realizar este Peddy-Paper?

Bem, uma vez que estávamos próximos da interrupção da Páscoa, demos-lhe o nome de CC Easter Peddy-Paper. Esta ideia foi proposta pelos professores, nomeadamente pelas tutoras Maria de Deus e Maria Inês Silva. Foram também elas que trataram da organização.

Como foi interagir com as crianças do Lar da Mãe de Deus?

Foi um momento muito enriquecedor para nós, porque foi possível darmos um bocadinho de nós a quem mais precisa. Por vezes esquecemo-nos que há realidades muito diferentes das nossas e que nem todos têm os mesmos privilégios. Não podemos ser egoístas, por isso devemos também pensar nos outros.

O que achaste da experiência?

Foi uma experiência muito divertida e gostaríamos muito de a repetir. Houve diversão, aprendizagem e convívio.

CC Easter Peddy-Paper

A propósito do projeto de Autonomia e Flexibilidade, os alunos do 5ºano prepararam uma ação solidária com as crianças do Lar Mãe de Deus, a 22 de março. Fomos saber um pouco mais do que se passou!

Este filme retrata a vida do cientista Stephen Hawking que, devido à sua doença, esclerose lateral amiotrófica, ficou preso a uma cadeira de rodas com uma esperança de vida muito curta. É-nos apresentada uma história muito comovente e ao mesmo tempo extraordinária, pois tem um grande sentido moral - Nunca desistir dos nossos objetivos. Foi isso que a protagonista da história mostrou. Apesar de todas as adversidades, fez uma grande descoberta científica.

O filme de Stephen Chbosky mostra-nos a vida de um menino corajoso que nasceu com uma deficiência facial, tendo sido submetido a várias intervenções cirúrgicas que acabaram por deixar cicatrizes no rosto. O seu maior desafio é enfrentar os outros e ser aceite como é.

Acho que o filme é muito bom e transmite uma mensagem importantíssima – não importa o nosso exterior, mas sim quem somos como pessoas. O elenco é excelente, bem como a banda sonora.

A caracterização também foi muito bem conseguida, pois a cara do Auggie é, na verdade, uma prótese de silicone mecânica, o que me espantou, porque no filme não se reparava.

Olimpíadas da Biologia

No passado dia 19 de Maio o aluno João Sousa do 12.º ano classificou-se em 4.º lugar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia após três eliminatórias, sendo que a última se realizou na Universidade de Faro. As olimpíadas contaram este ano com mais de 20000 participantes. Com esta classificação, o aluno vai ingressar a comitiva de quatro alunos que irá representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia que se irão realizar no Irão em julho onde estarão em competição 81 países. O nosso muito obrigada por levar o nome dos Açores e do Colégio mais longe.