CCNEWS 2 | Page 3

www.colegiodocastanheiro.net/ | 3

Qual é a importância que a sua palestra representa para a nossa geração?

A adolescência é um período de profundas transformações ao nível emocional, cognitivo e comportamental. Neste processo de crescimento e desenvolvimento, os adolescentes ensaiam reflexões, tomadas de decisão e condutas que não haviam sido tentadas até então. A educação afetivo-sexual assume um papel determinante para a promoção de condutas positivas, saudáveis e responsáveis ao nível da sexualidade, do prazer, da comunicação, dos vínculos afetivos e da procriação.

Considero, no entanto, que a educação afetivo-sexual é um direito de todas as gerações, cujos conteúdos são sempre adaptados às idades do público-alvo.

O que a fez querer partilhar esse tipo de conteúdo com os jovens?

Na minha opinião, em todos os trabalhos devemos sentir que fazemos diferença, acrescentamos algo a nós, aos outros e à sociedade. Trabalhar na área da sexualidade permite-me desconstruir com as pessoas, nomeadamente com os jovens, tabus e preconceitos que ainda existem na nossa Sociedade, os quais limitam muitas pessoas a viveram em plenitude e bem-estar.

Como pretende transmitir a ideia de que há vários perigos (sexuais)?

De facto é inevitável, em educação afetivo-sexual, não falar dos riscos/perigos associados à vivência da sexualidade. No entanto, centro as minhas conversas mais na vivência de sexualidade com base no respeito pelo próprio e pelo outro, pois considero que, se existir este respeito, existirão menos comportamentos de risco.

Há quanto tempo divulga este tema?

Comecei a fazer sessões de educação sexual em 2007, portanto há 11 anos.

Consegue explicar-nos as relações sexuais entre os mesmos sexos na sociedade? Qual a sua opinião quanto a essa nova realidade?

Gosto mais de falar de atração, desejo e amor entre pessoas do mesmo sexo, que está relacionado com a orientação sexual de cada pessoa. Trata-se de sentimentos entre pessoas, entre as quais pode ou não existir relações sexuais. Existem três orientações sexuais mais conhecidas: heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade.

O que nos pode dizer sobre a gravidez na adolescência?

Estudos realizados sobre a gravidez na adolescência dizem que esta acontece por diferentes motivos, entre os quais, porque há jovens que não têm informação sobre métodos contracetivos; há jovens que desejam ser "adultos" cedo e por isso não se importam de ser pais; há jovens que pensam que só acontece aos outros; há jovens que usam drogas legais e/ou ilegais, o que faz com que percam a perceção do perigo e da responsabilidade.

Quanto mais precoce for a atividade sexual, maiores são os riscos associados ao comportamento sexual, uma vez que o desenvolvimento biopsicossocial do jovem ainda não lhe permite uma efetiva ponderação destes mesmos riscos, nomeadamente ao nível das consequências futuras.

É importante que os adolescentes percebam que a adolescência é um período muito importante da sua vida, de aprendizagem e experimentação, que deve ser aproveitado ao máximo, de forma responsável, saudável e com prazer. Devem investir e centrar-se em si e no seu crescimento enquanto pessoas e sempre que tiverem dúvidas em relação à sua vida afetiva, amorosa ou sexual devem procurar adultos que os possam orientar.

ENTREVISTA À DRA. CARLA ROCHA

PALESTRA SOBRE

EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL

No ano letivo de 2012/2013, o Colégio criou o projeto L.A.S. – Limpar, Aprender e Sensibilizar, que consiste na limpeza dos diferentes espaços comuns da escola. Trata-se de um programa rotativo que conta com a colaboração dos alunos das diferentes turmas, desde o 1.º ao 12.ºano.

Na terça-feira, dia 24 de abril, coube-nos a tarefa de percorrer as zonas exteriores da nossa “casa” para a deixar “arrumada e limpa”! Durante a aula de Cidadania, apanhamos o lixo que felizmente era pouco. Entre alguns papéis e plásticos que se encontravam no chão, encontramos uma garrafa de vidro, o que nos preocupou, porque se estivesse partida ainda alguma criança se poderia cortar ou magoar. É caso para se dizer que todo o cuidado é pouco e que devemos continuar a realizar ações deste tipo!

Foi com muito orgulho que participamos neste projeto de limpeza. Continuaremos a fazê-lo no futuro, pois pequenos gestos fazem toda a diferença!

Projeto L.A.S.