CCNEWS 1 | Page 5

1.ª EDIÇÃO 2018

CCNEWS

www.colegiodocastanheiro.net/ | 5

VÍDEO CONFERÊNCIA

A rosa dos ventos é um desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, sendo utilizado para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro.

É formada pelos pontos cardeais e pelos seus intermediários.

O termo “Rosa dos Ventos” foi criado devido à semelhança da rosa com o desenho dos pontos cardeais presentes nas bússolas, que lembram as pétalas desta flor.

O projeto Rosa dos Ventos foi desenvolvido em sala de aula em Educação Visual e Educação Tecnológica, surgindo com a ideia de “unir” diversas áreas disciplinares (Educação Visual, Educação Tecnológica, Geografia, Português e Físico-Química). Tem como principal objetivo a realização de um projeto artístico criativo, um trabalho final em desenho e outro em formato 3D.

Para isso ter sido possível, foram indispensáveis diversas fases/etapas para uma boa evolução do projeto artístico. Os alunos compreenderam que é importante existir um fio condutor na realização do projeto.

A docente salientou aos alunos que um dos pontos fundamentais era que teriam de gostar daquilo que estariam a fazer e que poderiam explorar a sua criatividade e imaginação sem barreiras e limites.

Este sentimento que me assombrava

Criava lágrimas quando não devia

E sorrisos onde não havia

Agora é apenas normal

Um presente desaparecido

É uma canção já batida

Uma ferida já cicatrizada

É uma dor demasiado familiar

Uma dor que está lá

Sem doer nem se manifestar

Esse sentimento é uma história já contada

Que já perdeu a piada

Que recordo com indiferença

Como uma memória banal

A viver na casa ao lado

Uma árvore que já não cresce

Um fogo fraco impossível de avivar

É uma realidade tão monótona que parou de respirar

Uma realidade apagada por graves dilemas.

Dizem que a dor passa com o tempo

e têm razão.

Filipa Alcântara, 8.º2

Desenvolvido para o projeto DE Autonomia e Flexibilidade Curricular

O nome é Castanheiro On foi pensado e criado pelas turmas dos quintos anos.

A comunicação é o eixo prioritário deste projeto e teremos três edições. A primeira edição aconteceu em dezembro e as outras irão ser em março e maio. O programa tem como base o Projeto Anual de Atividades do Colégio do Castanheiro e as datas importantes da nossa sociedade.

Pretende-se que os alunos se envolvam de uma forma multidisciplinar e que o foco sejam as competências essenciais, tais como:

- Fomentar o trabalho em grupo, a cooperação e o respeito pela opinião dos outros;

- Desenvolver competências de pesquisa, organização

e seleção de informação;

- Tornar os alunos bons comunicadores,

sem receio de se expressar à frente dos

colegas, das câmaras ou de outras pessoas envolvidas;

- Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar.

Projeto

SABIAS QUE...?

A memória do sentimento

Rosa dos Ventos

CYBERBULLYING

Porque é que se joga bilhar numa mesa verde?

Isto deve-se ao facto de o bilhar ter surgido na relva de um jardim por volta de 1430. O jogo, que lembrava bastante o críquete, consistia em fazer passar uma pequena bola com a ajuda de um taco, através de um arco na direção de uma tabuinha de madeira ou de uma estaca batizada de alvo, tão indispensável em todos os jogos.

Como se praticava desporto na pré-história?

Graças aos vestígios arqueológicos, sabemos hoje que os homens pré-históricos praticavam tiro com arco, nadavam e patinavam no gelo. Durante a Idade da Pedra, já se jogava com bolas, fazendo rolar calhaus redondos na direção de pedras pontiagudas, ossos de carneiro ou de mamute.

Porque foi inventado o basquetebol?

Foi criado para acabar com o tédio dos alunos do colégio de Springfield. Em Massachusetts, durante o inverno, não se podia jogar futebol nem râguebi no pátio coberto de neve, mas os alunos tinham necessidade de ter aulas de ginástica. Era, portanto, necessário inventar um novo desporto, praticável num recinto fechado, com poucos meios. James Naismith, o professor de desporto - que era também o seu pastor! - concebeu o basquetebol numa única noite em que permaneceu no seu escritório.

CURTA METRAGEM

CYBERBULLYING

Projeto Cidadania 7.º1