1.ª EDIÇÃO 2018
www.colegiodocastanheiro.net/ | 4
CCNEWS
Bullying & Cyberbullying
SABIAS QUE...?
No dia 4 de outubro de 2017, os alunos do Colégio do Castanheiro que se destacaram em termos académicos no passado ano letivo foram premiados. A cerimónia decorreu no anfiteatro do Colégio e foi brilhantemente conduzida pelos alunos Vítor Botelho e Madalena Lemos. Durante esta cerimónia, houve uma intervenção do Diretor Pedagógico do Colégio do Castanheiro, Dr. João Miranda, na qual felicitou os alunos que receberam os diplomas.
Houve também intervenções dos alunos Jorge do Nascimento Cabral e Simone Leal, que expuseram o seu ponto de vista sobre a excelência e o modo de a alcançar. Por fim, os alunos receberam os seus diplomas, tendo demonstrado de forma clara a felicidade e o orgulho pelo facto de esta cerimónia, levada a efeito pelo Colégio, reconhecer todo o esforço e a dedicação manifestados ao longo do passado ano letivo.
A caverna de Son Doong, no Vietname, é a maior caverna do mundo.
O pato é a única ave que tem a capacidade de andar, nadar e voar.
As borboletas sentem o paladar pelas patas traseiras através do toque.
O céu da Terra é azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor de rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se veem estrelas.
Os maiores cristais de selenite foram encontrados numa gruta no México e podem atingir mais de 11 metros.
Já foram descobertas mais de 480 espécies de tubarão nos oceanos.
O bicho-pau da Ilha lord Howe coexistiu com os dinossauros.
Consoante o tamanho da inclinação do iceberg ele pode conter mais calor que um palito de fósforo acesso.
DIPLOMA
HONRA & EXCELÊNCIA
Esta expressão, de origem inglesa, designa todos os atos de violência e atitudes agressivas, desde que intencionais e repetitivas, tendo sido adotada pela língua portuguesa dada a sua complexa tradução.
Foi na década de 80 do século XX, com o suicídio de três rapazes, na Noruega, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, que as instituições começaram a interessar-se por este problema. A partir daí, tem início uma longa luta pela descoberta, identificação e pelo combate ao bullying. A primeira campanha anti-bullying foi levada a cabo, precisamente, na Noruega, em 1993: a Campanha Nacional Anti-Bullying.
Tipos de Bullying
Escolar: é aquele que, tal como o próprio nome indica, ocorre nas escolas;
Laboral: também conhecido como mobbing, é aquele que acontece no local de trabalho.
Cyberbullying: As primeiras referências ao cyberbullying surgem em 2002, mas a suas primeiras definições aparecem somente em 2003 pela advogada norte-americana Nancy Willard e pelo canadiano Bill Belsey. Assume-se como uma variante do tradicional bullying.
Bullying é um tipo de violência que se caracteriza por ser intencional, contínua e de carácter físico, verbal e/ou psicológico sobre um ou mais indivíduos.
Cyberbullying: Recurso às tecnologias da comunicação e informação para denegrir, humilhar e/ou difamar uma ou mais pessoas.
O cyberbullying envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação (e-mail, telemóvel, redes sociais, etc) para, repetida e deliberadamente, promover o comportamento hostil de um indivíduo ou de um grupo para prejudicar outros. Podemos afirmar que este fenómeno implica violência psicológica intencional, envolvendo comportamentos negativos como: a mentira, a ameaça, o insulto, a difamação, a intimidação, o rumor, a provocação, a exclusão, entre outros.
Tipos e formas de Cyberbullying
Provocar: Uso de linguagem vulgar e ofensiva para com a vítima;
Perseguir ou assediar: Envio repetido de mensagens desagradáveis;
Denegrir: Divulgação de boatos ou mentiras sobre a vítima com o objetivo de denegrir a sua imagem e reputação;
Personificar: Fazer-se passar pela vítima no ciberespaço ou usar o seu telemóvel para degradar o relacionamento com os seus amigos;
Violar a intimidade: Partilhar online com terceiros os segredos, informações ou imagens embaraçosas da vítima, excluir a vítima de um grupo online de forma deliberada e cruel;
Intimidar: Enviar mensagens insultuosas e desagradáveis que pretendem incutir medo ou intimidação na vítima.
A agressão e a perseguição psicológica trazem consequências muito desastrosas para os indivíduos. Stress, depressão, tensão, desconfiança, insegurança e autoestima baixa são os sintomas mais frequentes nas vítimas.
O cyberbullying traz consequências trágicas para a saúde mental dos indivíduos, danificando os seus relacionamentos e a sua reputação social e diminuindo, portanto, a sua qualidade de vida e saúde. O cyberbullying é, deste modo, um problema de saúde pública.
Os problemas das vítimas de bullying são estáveis ao longo do tempo. Ser vítima de bullying pode durar muito tempo, por vezes, vários anos. Deste modo, os alunos, vítimas de bullying na escola, continuam a ser vítimas de bullying em adultos. As consequências da vitimização são prejudiciais para os indivíduos, persistindo ao longo dos anos. (texto cedido por Liliana Suspiro)