CCNEWS 1 | Page 6

www.colegiodocastanheiro.net/ | 6

CCNEWS

1.ª EDIÇÃO 2018

SABIAS QUE...?

As cobras podem sobreviver 30 minutos sem cabeça.

Um elefante recém-nascido pode ter mais de 100 Kg.

O reinado mais curto, de 20 minutos, foi o de D. Luís II, em 1908.

As nuvens são formadas por partículas de água em suspensão na atmosfera. Essas partículas de água absorvem ou desviam a luz. Assim as nuvens no seu estado normal, sem muita densidade, deixam passar todas as cores, resultando no branco. 

Os elefantes conseguem sentir chuva a cerca de 240 km de distância.

A sanguessuga possui 5 pares de olhos, 32 cérebros e 300 dentes.

O panda recém-nascido é mais leve do que uma chávena de chá.

O dragão de Komodo mata as suas presas com uma dentada venenosa.

Clube de Jornalismo: Olá, Laura! Gostaste do teu papel no musical "Annie"?

Laura Sampaio: Adorei, porque foi espetacular. Foi só um bocadinho difícil decorar as falas.

Clube de Jornalismo: Achas que desempenhaste bem o teu papel?

Laura Sampaio: Claro!!!

Clube de Jornalismo: O teu papel é importante? E o dos teus colegas?

Laura Sampaio: Claro que foi importante, porque a peça sem eles e sem o meu papel também não fazia sentido.

Clube de Jornalismo: Já tinhas visto este filme?

Laura Sampaio: Por caso já, pois antes de irmos para o auditório a nossa professora mostrou-nos.

Clube de Jornalismo: Obrigada.

De volta para mais entrevistas, fomos falar com o Professor Tomás Nascimento que dirigiu a festa do 1.º e do 2.º ciclo.

Clube de Jornalismo: Gostou do trabalho desempenhado pelos seus alunos nesta festa?

Professor Tomás: Gostei muito. Os alunos estiveram fantásticos. Seguiram todas as minhas indicações e sugestões e fiquei extremamente orgulhoso deles.

Clube de Jornalismo: Como é que é organizar a festa de Natal?

Professor Tomás: Para os níveis "Alicerces da Vida" e "De Mãos Dadas com a Realidade", o Colégio do Castanheiro dispõe da disciplina de Educação Musical, o que faz com que eu, enquanto professor destes dois ciclos de ensino, tenha de preparar todos os alunos. A festa dos 5.º e 6.º anos foi ensaiada e preparada por mim com a participação muito especial da Academia das Expressões e com apresentações de guitarra de alguns dos nossos alunos e acompanhamento por parte do Professor João Paulo Costa. A apresentação desta festa foi feita pelo Frederico Marques da Silva.

A festa dos Alicerces da Vida já envolveu outras áreas disciplinares - Inglês, Educação Musical, Educação Física e Professores Titulares -, o que fez com que houvesse mais e maior articulação. Os alunos fizeram o Musical da "Annie" em que as personagens principais eram os alunos finalistas do 4.º ano. As coreografias ficaram a cargo das professoras de Educação Física. A canção em Inglês foi da responsabilidade da professora da disciplina.

Clube de Jornalismo: Qual é a

importância do Natal na sua vida?

Professor Tomás: O Natal é um momento de partilha com todos, é um momento de descanso, de frio, de luz, de muita música e principalmente de estar em família. Uma das minhas tradições natalícias é viajar para Lisboa para estar com todos aqueles de quem gosto.

Clube de Jornalismo: Quais as tradições de Natal da sua terra?

Professor Tomás: Nasci em Lisboa mas ainda com meses fui viver para a Madeira, a ilha dos meus pais, onde cresci e usufruí de todas as tradições festivas e gastronómicas. Na Madeira, o Natal começa nove dias antes do dia 25. Muitos madeirenses mobilizam-se para as missas do Parto, onde a animação e a alegria reinam com muita música. Após esta cerimónia religiosa, faz-se um convívio com comida tradicional e, na noite de 23 para 24 de dezembro, temos a tão esperada noite do Mercado dos Lavradores, que se enche de gente de toda a ilha, de música e de comes e bebes.

Clube de Jornalismo: Muito obrigada, Professor Tomás.

Vamos continuar as entrevistas, agora com a Matilde Paiva, que interpretou três canções juntamente com as turmas do 5.º 1 e 5.º 2.

Clube de Jornalismo: Como é que achas que te correu a festa?

Matilde Paiva: Acho que me correu bem, foi divertida e acho que os pais gostaram muito.

Clube de Jornalismo: Achas que desempenhaste bem o teu papel na festa?

Matilde Paiva: Sim, eu acho que desempenhei bem o meu papel. Só precisávamos de cantar e acho que todos cantámos com alegria.

Clube de Jornalismo: Tivemos a presença do Professor João Paulo da academia das expressões a tocar piano. Gostaste do seu trabalho? Porquê?

Matilde Paiva: Sim, acho que estivemos todos melhor porque tivemos a presença dele ao piano enquanto cantávamos, logo não nos enganávamos no ritmo. Acho que melhorou a nossa festa de Natal.

Clube de Jornalismo: Achas que a festa foi bem organizada?

Matilde Paiva: Sim, porque estivemos todos a cantar.

Até já, Matilde! Vamos agora espreitar a sala do 6º1, e vamos falar com a Margarida Bonança.

Clube de Jornalismo: O que é o Natal para ti?

Margarida Bonança: O Natal para mim é felicidade, estar com a família, dar carinho às pessoas e receber prendas, que é sempre bom.

Clube de Jornalismo: Gostavas de repetir a festa? Porquê?

Margarida Bonança: Sim, porque foi divertido, diferente e alegre.

Clube de Jornalismo: Achas que desempenhaste bem o teu papel?

Margarida Bonança: Sim, foi uma experiência divertida, porque nós estávamos todos reunidos e os pais estavam muito felizes por nos ver.

Por último, resta-nos saber a opinião de outros participantes na festa, nomeadamente uma encarregada de educação que assistiu à festa.

Clube de Jornalismo: O que achou da nossa festa de Natal?

Ana Isabel Melo: Foi um momento muito interessante. A organização das festas do Colégio têm vindo a evoluir ao longo dos anos e tem sido muito interessante o crescimento dos alunos e dos professores da instituição, assim como dos pais também, foi espetacular.

Clube de Jornalismo: Acha que os nossos alunos animaram bem a festa?

Ana Isabel Melo: Sem dúvida que deram o seu melhor, foram extremamente empenhados e tem que se salientar também a participação e a grande ajuda dos professores e de toda a comunidade educativa, em especial ao professor Tomás que acho que foi uma ajuda brilhante.

Clube de Jornalismo: Gostou das músicas cantadas e tocadas?

Ana Isabel Melo: Gostei, saíram do vulgar e daquilo que toda a gente faz. Gostei muito, foram animadas, foram bem-dispostas, deram realmente um ar de festa naquela tarde.

Clube de Jornalismo: Acha que o professor Tomás coordenou bem a festa?

Ana Isabel Melo: Acho que sim, e o empenho dele é visível. A alegria com que ele imprime este tipo de iniciativas é extraordinária e qualquer falha que pudesse existir era colmatada pela alegria com que faz organiza estas iniciativas.

Texto e Entrevistas Clube de Jornalismo, alunas do 5º 2:

Inês Melo

Joana Santos

Margarida Martins

Natal no Colégio do Castanheiro

A nossa primeira entrevista foi realizada a Mariana Vasconcelos, encarregada de educação de um dos intérpretes do Pré-Escolar, que nos informou que gostou muito dos papéis desempenhados pelos alunos, nomeadamente "a imitação de animais, mas também os palhaços, a bailarina, e a projeção de filmes com motivos alusivos ao Natal."

De seguida, estivemos com Laura Sampaio, uma das intérpretes do musical "Annie", e fomos saber o que ela pensa da experiência.