CAMILLE ALVES
Eletivas e optativas são disciplinas não obrigatórias que permitem um maior aprofundamento sobre determinado assunto de interesse do aluno. Enquanto as optativas são cursadas dentro do Departamento de Comunicação, as eletivas são as disciplinas optativas de outros departamentos da Universidade. Neste caso, alunos de qualquer área podem cursar e, se a eletiva constar na grade curricular do aluno (ele for matrículado e aceito regularmente na disciplina), ela conta como optativa.
Com a mudança do currículo do curso, os alunos dos três cursos de comunicação devem cursar um número mínimo de disciplinas optativas. Os calouros de Publicidade e Propaganda e Jornalismo devem cumprir no mínimo 240 horas de optativas enquanto os de Relações Públicas, 420 horas.
O professor Mário Messagi Jr., chefe do Departamento de Comunicação (Decom), explica que, por causa da mudança da grade curricular dos cursos de Comunicação, a carga horária de optativas que os calouros têm que cumprir é menor e o rol de optativas ofertadas pelo Decom diminuiu. Segundo Mário, os estudantes terão a maior parte da sua grade curricular dentro do departamento, com mais obrigatórias e menos eletivas. Mesmo assim, ele ressalta a importância das eletivas na formação do aluno. “Em função da diversidade das possibilidades de atuação de um profissional de Comunicação, a ideia é que o aluno possa especificar sua formação. Um aluno de jornalismo, por exemplo, que quer trabalhar com economia pode fazer eletivas nesta área”, afirma. Mesmo com a mudança no currículo, o professor espera que "os alunos de Comunicação continuem procurando cursar disciplinas em outros lugares e conhecer outras áreas, outras visões, outras formas de ver o mundo”.
A estudante Kevilyn Rosa, de Publicidade e Propaganda, cursou matérias de Letras e também de Ciências Sociais e indica a matrícula em aulas eletivas. Segundo ela "fazer uma eletiva é ter contato com outras áreas, com pessoas de outros cursos e poder ver analisar a visão de pessoas de outras áreas sobre a sua”. A também aluna de Publicidade, Suian Maíne Alba, fez eletivas de Cinema, no Departamento de Artes, e de Psicologia. Para ela “foi enriquecedor sair um pouco do nosso campus pois tive contato com pessoas diferentes, com um professor genial e aprendi bastante sobre algo que me interessava”.
Como se matricular?
O processo de matrícula é o mesmo para calouros e veteranos. Para fazer matrícula em uma disciplina eletiva, o aluno deve: 1) Ir até a coordenação onde está sendo ofertada a eletiva para pegar o formulário da disciplina com o carimbo da coordenação; 2) Ir até a coordenação do seu curso e pegar o carimbo do seu coordenador e 3) Levar o formulário até o Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), localizado no Prédio Histórico na Praça Santos Andrade, dentro do prazo estabelecido pelo calendário acadêmico.
Para encontrar eletivas, o aluno pode ir até o departamento do seu interesse e verificar as disciplinas que se encaixam melhor no seu perfil e horário ou conversar com alunos do próprio departamento que fizeram eletivas e tenham sugestões.
Cacos de Papel 13
Você já ouviu falar de "eletivas"?
Saiba o que são eletivas e como se matricular nelas ajuda a completar a carga horária necessária