Cacos de Papel 2017 16 | Page 14

12 Cacos de Papel

Esqueça a cantina barata, as câmeras ou o prédio novo do SACOD. A melhor parte de estudar Comunicação Social na UFPR é o entretenimento, e em 2017 o que não deve faltar é música. Isso porque a Ursa Banda, grupo que toca o que chamam de RMM (Rockzinho Mamífero Malemolente), promete abalar as estruturas do CACOS reproduzindo sucessos e mostrando que o som oriundo da Deusa Ursa é diferente.

Nascida de uma visão divina, a banda estava sumida dos palcos há algum tempo, e não é à toa que as vinhadas não sejam mais as mesmas. No entanto, a virada do ano sempre traz novas oportunidades e agora os integrantes da Ursa Banda se mostram dispostos a voltar ao cenário musical florestiano.

O grupo conta com o vocalista Fábio Ogassawara, os guitarristas Mateus Pelanda e Matheus Castro, além de Miguel Mello no baixo e João Guilherme Pellanda na bateria. Em entrevista exclusiva concedida ao Cacos de Papel, eles contaram um pouco da história da Ursa Banda, bem como suas influências e planos para o futuro.

A Ursa Voltou

Banda de rock criada na Floresta prepara novidades para este ano

Cacos de Papel: Como surgiu a Ursa Banda?

Ursa Banda: A história da Ursa Banda é a seguinte: 6 rapazes estavam descansando no cume de uma montanha extremamente alta, como faziam normalmente, quando o céu se abriu e uma luz forte revelou a imagem da Deusa Ursa. A Ursa, que dominava o idioma português, falou que daria um poder para todos, caso montassem uma banda e espalhassem suas mensagens pelo mundo. Os jovens ficaram extremamente empolgados com a ideia e aceitaram a proposta. Todos foram animadíssimos para casa e então criaram a Ursa Banda. Entretanto havia um porém: nenhum deles sabia tocar nenhum instrumento. Voaram novamente até o cume da montanha e ficaram bramindo para invocar a Deusa Ursa. O céu explodiu e eles imploraram para ela os ensinar a tocar instrumentos. Voaram novamente até o cume da montanha e ficaram bramindo para invocar a Deusa Ursa. O céu explodiu e eles imploraram para ela os ensinar a tocar instrumentos. Ela disse que daria este poder, mas eles deixariam de voar. E assim, hoje, todos os integrantes tocam como deuses, mas mantém os pés no chão. Exceto um dos membros que preferiu ficar voando e está por aí fugindo da Deusa Ursa, vivendo à margem da sociedade.

CP: Quais músicos inspiram a arte da Ursa Banda?

UB: Nossas maiores influências em conjunto são o DJ André Marques, o Padre Marcelo Rossi e o eterno poeta Chorão.

CP: O que vocês poderiam dizer para quem não conhece a Ursa Banda, especialmente os calouros?

UB: A Ursa Banda fez sua primeira aparição pública em uma vinhada. Aqui nós tocamos de tudo, vai do que der na telha. É Rocknroll, atitude, e muito amor pelo Faustão. Buscamos surpreender nossos fãs e tocar sempre com muito sentimento.

CP: A Ursa Banda tem músicas autorais?

UB: Olha, esta pergunta deixamos no ar para os nossos fãs. Vem novidade por aí. Acompanhem nossas redes sociais pelos próximos 7 anos.

VINICIUS MOSCHEN

GABRIEL MUXNFELDT

Foto: André Andrade