Brasa Sports - Revista 1ª Edição - Ago/Set 17 | Page 4

O esporte incentivado pelo governo em tempos de crise

Cidades, estados e a própria União apostam cada vez mais em democratizar o dinheiro investido no esporte, através de leis que viabilizem essa distribuição de forma racional e aberta, comprovando pra população o destino do incentivo e a transparência dos investimentos, mostrando que é possível "patrocinar" equipes, iniciativas e eventos que beneficiem todas as camadas da sociedade brasileira.

Em meio a crise que assombra o Brasil, uma nuvem negra também paira sobre o esporte nacional. Depois do período de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, será que o país continua investindo no esporte?

Pois bem, a resposta que esperávamos seria a mesma antes dos grandes eventos: ficará um "legado" para o país.

Muitas coisas aconteceram após esses eventos no Brasil. Perdemos uma presidenta, estamos a ponto de perder outro, estados decretaram falência e prefeituras trocaram seus gestores. Independente de tudo isso, as políticas de incentivo ao esporte, na maioria das vezes amparadas por leis, deveriam seguir seu curso normal, mas não é bem assim que acontece. Cito o estado do Rio Grande do Sul, que a poucos anos atrás criou a Secretaria de Esporte e Lazer do RS, ou SEL. Juntamente com ela foi criado o Pró Esporte, programa de incentivo fiscal onde empresas poderiam deduzir de seu ICMS para auxiliar financeiramente projetos esportivos. A SEL, passou a ser SETEL pela junção com a Secretaria de Turismo e atualmente foi fundida com a Secretaria de Cultura. Hoje temos turismo, esporte, lazer e cultura juntos. Como contenção de gastos foi uma boa jogada, e para o esporte, também foi? Aos poucos a estrutura está se adequando, mas está longe de aportar os 35 milhões de Reais anuais do início do programa. Falhas na gestão durante esse percurso não permitiu a continuidade e crescimento do Pró Esporte. A notícia boa, segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, sr. Vitor Hugo Alves da Silva, é que além da retomada do Pró Esporte com previsão de crescimento, é o investimento do fundo esportivo advindo do mesmo projeto para

/ 04