Atividade Física na Praia: tendência que cresce no Brasil
A pratica regular de exercício físico é de suma importância para a manutenção da saúde, proporcionando o distanciamento de doenças ocasionadas pela ausência de atividade física. Mas qual atividade física escolher? Existem inúmeras, mas hoje vou me ater a prática na areia.
O Brasil é um dos países com o maior litoral do mundo. O crescimento dos esportes na praia é notável, inclusive com a migração de desportos tradicionalmente de quadra para a areia. Com a atividade física não é diferente.
As atividades de condicionamento físico realizados na areia já possuem uma grande quantidade de adeptos que se espalham por quase todo o litoral brasileiro, pois além de ser extremamente eficiente, acaba por trazer uma proximidade maior com a natureza.
Os trabalhos na areia são realizados em ritmos cardíacos mais elevados, isso se deve ao piso fofo, que exige mais força na ação motora. São constante os trabalhos de saltos e pequenos saltos (trabalho de força), freadas bruscas seguidas de aceleração e mudanças repentinas de aceleração (agilidade), proporcionando uma melhora na condição cardiorrespiratória, resistência muscular, coordenação motora e um aprimoramento proprioceptivo.
Por fim, vamos ressaltar a importância do acompanhamento de um profissional de Educação física, pois ele saberá dosar as intensidades e adequar as quantidades de exercícios para que os alunos possam desfrutar de todos os benefícios da prática com total segurança.
Beach Tennis invade as praias e o Brasil figura entre os melhores do mundo
O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.
Atualmente a Confederação Brasileira de tênis é a entidade que regula o esporte no país. Apesar do esporte ser relativamente novo no Brasil, o país já conseguiu resultados significativos como título no mundial por equipes (2013).
Fonte: Site da CBT
03 /
Everton Seerig Palmeira
Profissional de Educação Física
Balneário Camboriú - SC