COMEX ENTREVISTA
Com relação a dor de cabeça, olhos vermelhos, manchas na pele... Aí o pessoal que estava assistindo começou... A esposa começou a falar para o marido... Olha lá... "Por quê? Ele estava tendo dor de cabeça, coisas do tipo, ou seja, ele estava tão exposto ao agrotóxico que agora qualquer por menor que seja a exposição que ele tenha... Ele já tem assintomática, dor de cabeça, olhos vermelhos e manchas na pele, por exemplo". Esses foram momentos que a gente viu que o que a gente estava conversando ali estava tendo uma interação direta nas pessoas, que era a problemática das pessoas. E eles de forma espontânea colocaram ali para gente que eles estavam passando aquilo. Justamente aquilo que a gente estava tentando conscientizá-los para não acontecer mais. E eles percebendo que como trabalhador, do jeito que eles estavam fazendo não estava legal. E que de fato está precisando tomar uma atitude para melhorar.
Equipe COMEX – Que é o grande papel da Universidade e da Extensão, são essas ações transformadoras, que causam um impacto imediato e transforma a vida das pessoas. Lembrando também que o Plano Nacional de extensão, que está dentro da Política Nacional de Extensão, traz que até 2020, 10 % da carga horária dos cursos vão ter que ser práticas de extensão. Os alunos(as) vão ter que ter 10 % de sua carga horária, seja de atividades curriculares ou extracurriculares vinculadas a projeto de extensão. Ponto bacana né?
Professor Carlos – "É um retorno do aluno né para o meio Rural. Se a gente verificar que... 25% do PIB (Produto Interno Bruto) vem do setor agropecuário, então a gente tem que ter esse retorno também né? Das pessoas estarem circulando pelo meio Rural.
A pesquisa que a gente faz no Brasil, quando ela retorna como algo que vai resolver algum problema, o problema de alguém, o problema direto de alguém, eu acho que ela é bem vista. O problema é que a grande maioria das pesquisas... Eu não estou falando que fazer pesquisa não é importante né... A gente não tem como negar isso, a gente já fez também, ela tem uma importância, mas a gente também não pode dar toda a importância para ela. Não adianta você fazer pesquisa e não divulgar o que você fez nessa pesquisa, que é basicamente o que a extensão faz. Por isso que tinha que andar uma lado a lado da outra. Uma fortalecendo a outra! "O problema é que basicamente a gente só investe em pesquisa, por que a Pesquisa pode trazer recursos para universidade. E a universidade ela quer recurso. Já a extensão basicamente ela não traz recurso, é o contrário, você precisa de recurso para poder desenvolver lá no campo. Que as vezes não é o que a Universidade quer, gastar mais! Ela quer ganhar recurso, por isso ela incentiva muito mais a pesquisa do que incentiva a Extensão. Mesmo sabendo que a extensão ela atende toda essa...E não atende só a zona rural não, pode atender Urbana também, mas só que o retorno financeiro que a extensão traz para instituição é ínfimo né? Se for comparado com a pesquisa. Na verdade ela não traz nada!! Em termos de recursos. A gente precisa de recurso para poder fazer a extensão"....
14